Conheci a raça Cão d’água Espanhol a pouco tempo e achei ela simplesmente adorável! Logo, que tal saber mais sobre esta interessante raça? Vamos lá!

Origem do Cão d’água Espanhol

O cão d’água espanhol teve sua origem a partir do cachorro Barbet que também originou raças como poodle e outros cães d’água como o português, francês ou ainda romagna. Ele existe na Península Ibérica desde 1100 a.C, porém não sabe-se exatamente qual a sua origem ou se haviam outras raças durante seu desenvolvimento. Foi durante o século XVIII que ele começou a ser usado como cachorro de trabalho em funções de pastoreio e de caça também. Como são excelentes nadadores, começaram a ser muito utilizados por pescadores do norte da Espanha que o requisitavam como ajudante. No princípio eles viviam principalmente em Andaluzia e eram chamados de ‘cão turco’.

Com o tempo, outras raças começaram a surgir como o Pastor Alemão e o Pastor Belga Malonois, o que fez o Cão d’água Espanhol acabar não sendo mais utilizado para essas funções e isso reduziu bastante sua população na época. Entretanto, hoje ele ainda é extremamente querido e é considerado um dos cachorros esportivos mais populares da Espanha. Caso você não o conheça, ele é um cão bastante parecido com seu antecessor Barbet Francês, ele possui porte médio, rustico, atlético e bastante musculoso.

Leia também: Pastor Alemão: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Cão d'água Espanhol

Possui uma cabeça elegante e forte, olhos castanhos e orelhas caídas. Os machos medem de 44 a 50 centímetros de altura enquanto as fêmeas atingem de 40 a 46 cm de altura. Já o peso dos machos varia entre 18 e 22 quilos enquanto o da fêmea entre 14 e 18 quilos. Sua pelagem é sua característica mais marcante, possuindo fios longos, encaracolados e lanosos com coloração branca, preta ou marrom nos unicolores e preto e branco ou branco e marrom nos bicolores.

Personalidade

Desde sua origem, o Cão d’água Espanhol é um cachorro de trabalho e por isso até hoje possui um comportamento extremamente obediente e disciplinado, aprendendo com muita facilidade. É muito inteligente e é muito bom em adestramentos e também outras atividades físicas e mentais. São bastante apegados a seus donos e muito fieis e corajosos. Eles tem bons instintos de caça e pastoreio devido sua geração de trabalhadores. É um ótimo cachorro para fazendas e casas com grandes pátios para que possam gastar toda sua energia. Eles são ótimos para pessoas que gostam de praticar esportes devido a sua força, gostam muito de atividades ao ar livre e exigem uma alta quantia de atividade física. Gostam de clima moderado, nem muito quente ou muito frio. Além disso, sua expectativa de vida varia entre 12 e 14 anos além de possuir pelo comprido e frisado.

Você conhecida tudo isso? Comente!