Já percebeu que às vezes seu cachorro lambe o nariz do seu irmãozinho? Esta ação parece um adorável beijinho para nós, porém será que é isso mesmo ou esta ação possui outro significado? É o que iremos descobrir!

Hierarquia

Olhe bem, preste atenção. Quando dois cachorros se encontram, em geral já se sabe que há um dominante e um submisso. O submisso irá levemente baixar a cabeça para evitar o contato visual e então irá estender a língua para lamber o focinho do cão dominante. Isso significa que o cão submisso não quer encrenca e que vem em paz, tal com quando cumprimentamos alguém na rua, ao beija-la demonstramos que a conhecemos e gostamos.

Amizade

Além disso, quando dois cachorros já são conhecidos, amigos ou dividem a mesma casa, eles também costumam se lamber como sinal de amor e proteção. A ideia é demonstrar seu afeto, amor e amizade e neste cenário não há nenhuma hierarquia social porque um confia no outro e sabe que nada de mal irá ocorrer. Além disso, é normal que eles cuidem um do outro. Quando um peludinho lambe demais o focinho do outro ou qualquer outra região do corpo, fique alerta pois ele pode estar sentindo cheiro de algum tumor ou problema que necessite de atenção médica. Estes sinais são muito importantes para descobrir problemas de saúde rapidamente, evitando grandes problemas e riscos.

lambem

Mas e os filhotes que lambem suas mães?

Aqui o objetivo é mais ‘interesseiro’ da parte deles. Ao lamber a boca e o focinho de sua mamãe, o pequeno filhote está pedindo alimento. Quando eles começam a desejar comer alimentos diversos além do leite, quando lambem a boquinha e o focinho de sua mãe estão pedindo que ela regurgite alguma coisa para que ele possam comer. Caso isso esteja ocorrendo no seu lar, fique atento para que o pequenino esteja recebendo a quantia nutricional correta para evitar desnutrição do filhote e também da mãe.

Leia também: Quando posso começar a dar ração para filhotes?

E quando eles nos lambem?

Da mesma forma que eles lambem os outros cachorros, eles gostam também de nos lamber. Tudo isso para demonstrar submissão ao seu tutor, amizade e amor também! Tudo depende da situação e do momento. Caso você não goste deste beijo molhado, seja firme e mande-o parar toda a fez que ele tentar, assim o ensinando a obedecer você e sua posição de tutor. Simplesmente incrível, não é mesmo? O universo dos cães é sensacional!

Você sabia de tudo isso? Comente!