Todos lembramos da adorável Lady, protagonista de A Dama e o Vagabundo, que é da raça Cocker Spaniel e que conquistou o coração não apenas do Vagabundo como de todos nós. Pensando nela e em como é adorável, hoje decidi trazer algumas incríveis curiosidades sobre esta raça. Vamos lá?

Origem precisa

A primeira curiosidade é sobre sua origem! Esta é uma raça que foi originada na Espanha como seu nome indica, porém se estabeleceu no País de Gales em 1892. Depois, foram levados para a Inglaterra por seus donos espanhóis e logo conquistou o país já pela aristocracia. Na época era muito cobiçado devido a seus grandes talentos de caça já que é eficiente tanto para recuperar as presas caídas quanto para capturar pequenos animais.

Personalidade do Cocker

O Cocker é um cachorro adorável, muito inteligente e carinhoso. Adora correr e investigar, então precisa de muito exercício regularmente e por isso é considerado um cachorro de casa, não de apartamento. Ele é bastante carente, necessita de muita atenção e odeia ficar sozinho. É dócil, curioso, alerta e muito resistente, seu olfato é poderoso e tem resistência para correr longas distâncias.

Leia também: Poodle: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Aparência física

É um cachorro de pequeno porte onde as fêmeas alcançam 40 cm de altura e os machos alcançam 45 cm. Já seu peso oscila entre 12,5 kg e 14,5 kg. Ele tem um corpo forte e compacto, cabeça alongada, orelhas largas, baixas e sedosas. Os olhos são grandes e possuem cor escura. Já seu rabo é longo e segue a linha das costas. Já sua pelagem é lisa, uniforme, longa e sedosa tendo cor branca, dourada, preta ou mesclada entre as três.

Cocker: 5 incríveis informações sobre a raça 2

Saúde

Caso você esteja pensando em ter um cocker em casa, é importante saber como costuma ser sua saúde. Eles são bem fortes e vivem de 11 a 12 anos, em sua genética existe a tendência para algumas doenças como alergias na pele, otites, catarata, surdez e tumores benignos. Eles também tem tendencia de desenvolver estresse, sendo propensos a agredir outros cachorros senão socializado corretamente.

Cuidados necessários

Esta é uma raça extremamente ativa e se não pratica exercícios, tende a engordar. Por isso é muito importante cuidar bastante de sua dieta para evitar a obesidade assim como realizar exercícios físicos regularmente. Os alimentos de frango, cordeiro, peixe e ovos são os ideais devido a sua maior riqueza de proteína. Também é necessário escovar sua pelagem diariamente e realizar tosas ocasionalmente com profissionais especializados. Além disso, é preciso dar uma atenção especial a higienização de suas orelhas que acabam acumulando muita sujeira, suas patinhas também sofrem com o mesmo problema.

Está preparado para ter um cocker em casa? Comente!