Ser tutor não serve apenas para dar ração e carinho, é preciso participar! Ainda mais na hora do parto, um momento tão complicado que deixa todos bastante apreensivos. Por isso hoje vamos dar algumas dicas sobre como ajudar sua cadela neste momento da forma correta.

Informações importantes sobre a gestação

A gestação da cadela dura de 60 a 63 dias e já possível verificar se ela está ou não prenhe logo no início. É importante que você a leve para visitar o veterinário para saber se está tudo bem e também para verificar o tempo de gestação correto. A partir do 25º dia também já é possível saber quantos filhotes virão, o que é muito importante na hora do parto para que não fique nenhum no útero. Caso você esteja com dúvidas, preste atenção em seu comportamento.

Cadelas prenhes ficam mais sonolentas e calmas, também tendem a ficar mais carinhosas com a família e hostis com qualquer cachorro macho que se aproxime – até mesmo o pai dos filhotes. Ela também terá menos apetite e você deve ficar de olho em suas necessidades nutricionais.

Leia também: Quando posso começar a dar ração para filhotes?

Como ajudar antes do parto

1. O primeiro passo é ajuda-la a preparar o ninho ideal. Para isso aposte em caixas de papelão ou plástico que tenham bordas altas. Forre-a toda com almofadas e também panos. É preciso se lembrar que os pequeninos não enxergam nos primeiros dias de vida e as almofadas ajudam a deixa-los pertinho da mamãe.

2. Fique de olho nos sintomas pré-parto que a cadela irá apresentar. Alguns deles são: rejeição total a comida, produção de leite escorrendo, ficará desconfortável em qualquer lugar e também ficará ofegante. Talvez, na hora do parto, ela não goste do ninho que você preparou e se for o caso, não force a barra. Apenas transfira o que você fez de lugar até que ela acredite que aquele será um lugar seguro. Respeite a vontade da mãezinha, ela que sabe!
3. É extremamente normal que ela comece a tentar cavar tudo, cavar seu jardim, tapete ou o que tiver ao redor. Quando ela começar a fazer isso, é sinal de que o parto começará em breve já que na natureza, antes de expulsar a placenta as cadelas costumavam cavar para não deixar vestígios a possíveis predadores.

Como ajudar sua cadela na hora do parto 2

Como ajudar no parto

Observe que quando o parto começar, ela irá se deitar de lado e começará a respirar alternadamente em ciclos rápidos e lentos. Então, finalmente o primeiro filhote irá nascer e não se assuste, pois parecerá que a cadela está tendo uma convulsão. Dependendo do porte e da raça, pode levar de 15 a 30 minutos para o próximo filhote nascer, então fique atento! Lembre-se que aqui você é um mero expectador que só intervira caso algo dê errado. Veja o passo-a-passo de um parto canino para saber quando intervir.

1. Após o nascimento, cada filhote precisa ser lambido pela mãe para que a membrana da face seja removida e a respiração seja estimulada. Isso precisa acontecer de 1 a 3 minutos após o nascimento e caso não ocorra, você precisará intervir. Para isso, utilize toalhas limpas em sentido contrário ao do pelo, assim removendo os fluidos das vias respiratórias. Para ajudar, você pode colocar com carinho seu dedo mindinho na boca e então limpoar o nariz, como se fosse uma lambida.

2. Em geral, é a cadela quem corta o cordão umbilical mordendo. Porém, caso ela acabe não fazendo isso assim que o filhote nascer, você pode utilizar um fio de náilon para fazer um nó cerca de 1 cm do umbigo do filhote, então utilize uma tesoura de unhas para cortar o cordão umbilical que ficará próximo a placenta, não do filhote. Deise lá o pedaço do cordão umbilical com o nó que você fez assim como é feito com bebês recém nascidos.

3. Depois do parto, a cadela pode querer comer a placenta, é a forma dela de esconder os vestígios. Você pode ajuda-la nesta etapa limpando também.

4. Depois do nascimento, não encoste nos filhotes para evitar que a cadela o rejeite. Deixe-os sozinhos pelo menos por 12 horas para que sua imunidade seja reforçada através da amamentação.

Você sabia de tudo isso? Comente!