Manter as unhas do cachorro sempre cortadas não serve apenas para estética, mas sim para ajudar no seu caminhar, evitar ferimentos nas patas ou ainda diversos outros problemas. Porém, todo tutor sabe que levar um cachorro ao veterinário pode ser um verdadeiro terror e aqui fica a dúvida: Será que eu posso cortar as unhas do meu cachorro em casa?

Você pode sim, desde que tenha uma série de cuidados e também os utensílios corretos. Isso porque você pode machuca-lo e também deixa-lo muito triste com você, se sentindo traído. Por isso preste muita atenção no que diremos a seguir. É muito importante que você saiba que precisará investir um pouco, então compre materiais de boa qualidade para evitar machucados e frustrações.

Utensilio utilizado

Você pode apostar em uma tesoura comum ou ainda em uma tesoura guilhotina. A primeira opção é bem parecida com a tesoura para seres humanos, porém suas lâminas são adaptadas para cortar rapidamente as unhas dos cachorros. Ela é interessante porque facilitam o movimento, assim permitindo que você faça o corte de forma rápida e limpa. É muito importante escolher um tamanho de tesoura que se adapte ao porte do seu cachorro, inclusive a tesoura comum é mais recomendada para cães de porte pequeno ou toy devido a força necessária para cortar as unhas ser menor.

Já a tesoura guilhotina é excelente e facilita muito, ela tem um buraco bem no seu centro onde a unha deve ser introduzida, assim precisando apenas coloca-la na altura ideal e fazer o corte. Sua grande vantagem é que você pode fazer mais força, assim cortando com menor dificuldade as unhas de cães de porte médio, grande e gigante já que suas unhas são mais espessas.

Posso cortar as unhas do meu cachorro em casa? 3

Como cortar as unhas

Após escolher a tesoura correta, é importante lembrar-se que dentro da unha existe um tecido vivo que jamais deve ser cortado para não causar dor. Logo, o primeiro passo é aprender exatamente onde fica este tecido – que aparece como uma linha cor-de-rosa em seu interior – para então começar o corte. Vamos passo a passo.

1. Crie um ambiente tranquilo e calmo para fazer o corte, o ideal é que você faça esse processo desde que seu cachorro é filhote para que ele se acostume aos poucos, assim fazendo parte de sua rotina. É importante também ser delicado, tocar nas patinahs com amor, verificar bem onde fica cada unha antes de qualquer coisa.
2. Faça-o ficar em pé e observe o pedaço de unha que sobra, assim sabendo exatamente em qual altura deve fazer o corte. A medida ideal é aquela que permite que a unha fique no nível do solo, porém sem encostar nele.
3. Então, pegue a primeira pata e faça o corte devagar, com amor e respeitando seu cachorro. Converse com ele enquanto isso de maneira calma e tranquila. Antes de partir para a segunda pata, de-lhe alguns petiscos e diga palavras de encorajamento como: “Parabéns amigão, você conseguiu a primeira pata!” Então repita o processo.
4. Para o corte da unha, basta colocar a tesoura na altura correta e então fazer a pressão correta de uma vez só sempre de forma reta ou brevemente na diagonal para baixo (imagem abaixo).

Posso cortar as unhas do meu cachorro em casa? 4

Você sabia de tudo isso? Comente!