A castração do cachorro é um momento delicado, porém extremamente necessário. É através dela que você previne inúmeras doenças e muito sofrimento tanto das cadelas quanto dos cachorros. Por isso hoje vamos trazer algumas dicas de cuidados que você precisa ter após a castração para que dê tudo certo!

O primeiro passo é saber o que irá acontecer com seu amigão dentro da sala de cirurgia. O primeiro passo é a raspagem e higienização da área onde será feita a incisão. Então, o corte é realizado e são retirados da fêmea os óvulos e o útero enquanto dos machos é retirado os testículos. Então, a incisão é fechada através de pontos e a região higienizada novamente para ser colocado o curativo.

Leia também: Quando posso castrar meu cachorro?

Cuidados após a castração canina

É preciso entender que querendo ou não, seu cachorro passou por um procedimento cirúrgico e são necessários diversos cuidados para que o corte não infeccione, para que os pontos não abram e muito mais. Veja as dicas a seguir:

  • Já em casa, é importante que você o mantenha calmo e tranquilo, sem correr ou saltar, sem brincadeiras muito exigentes para que os pontos não abram
  • Não deixe que ele lamba ou morda o corte para que os pontos se mantenham fechados e também para que não haja nenhuma infecção. Caso você não consiga fazê-lo parar de lamber ou morder, aposte em um colar elizabetano ao qual ele não vai gostar muito, porém irá evitar que o pior ocorra.
  • Nunca esqueça da medicação prescrita pelo veterinário, ela diminui a dor e reduz o risco de infecções.
  • Limpe a ferida regularmente conforme instruções do seu médico veterinário
  • Cuide também de sua alimentação, apostando em rações específicas para cães castrados, assim evitando a obesidade.
  • Após a castração, espere uma semana para retornar ao veterinário, ele verá se já é possível retirar os pontos ou se é necessário mais algum tempo.
  • Caso você acredite que a ferida infeccionou, corra para o veterinário para pedir a medicação necessária, faça o mesmo caso pareça que ele está sentindo muita dor.

Quais cuidados devo ter após a castração do meu cachorro? 2

Outras informações importantes

Existem os desconfortos padrão que todo cãozinho e cadelinha irão sentir após a castração, porém também existem alguns casos em específico que você deve conhecer para observar se o mesmo não está acontecendo com seu cachorro. Por exemplo, caso haja choro após o procedimento, certamente seu pequeno está sentindo dor e incômodos aos quais não consegue suportar. Então, é importante que você peça medicamentos analgésicos para ajuda-lo a passar por este momento difícil.

Caso você perceba que ele está comendo menos e dormindo mais do que o normal, isso além de demonstrar desânimo constante, fique atento. Este comportamento não deve passar de um dia, mais do que isso algo pode estar errado. Ele pode estar sentindo dor ou ainda a ferida infeccionando, então fique atento. Além disso, é super normal que ele não consiga urinar no primeiro dia, porém em geral ele retorna a fazê-lo normalmente após algumas horas. Se isso não ocorrer você já sabe: direto para o veterinário!

Você sabia de tudo isso? Comente!