Voltando a nossa grande seleção de matérias sobre alimentação do seu cachorro, que tal descobrir se cachorro pode comer cenoura? Isso mesmo, o legume laranja que faz tão bem para nossos olhos e peles… Será que faz bem para nossos filhos peludos também? Vamos descobrir agora!

Benefícios da cenoura

A cenoura pode ser dada a cachorros! Ebaaa! Ela é um legume rico em vitamina A – excelente no combate dos radicais livres devido sua ação antioxidante. Esta vitamina também é poderosa na saúde da visão do seu amigo, da pele, mucosas e ossos também, isso além de ajudar a sintetizar hormônios e proteínas. Ela também ajuda devido a sua boa quantia de fibras, ajudando no no funcionamento do intestino e também no controle do colesterol. Mas fique atento, cenoura em excesso pode fazer mal ao seu cachorro!

Cenoura crua

Você pode tranquilamente dar uma grande e bela cenoura in natura para seu cachorro, porém saiba que ela servirá muito mais para recreação e para limpar seus dentes do que como alimento. Não sei se você já percebeu, porém quando um cachorro come uma cenoura crua inteirinha, boa parte dela sai nas fezes sem ser digerida. Isso ocorre porque nesta condição, os cães não conseguem mastiga-la muito bem e acabam não aproveitando seus inúmeros benefícios.

Leia também: Cachorro pode comer repolho?

cenoura

Então, como devo dá-la?

Você tem várias opções, pode cozinha-la só na água (sem sal), pode rala-la ou ainda tritura-la em pequenos pedaços. Pode simplesmente deixa-la ferver um pouco até que amoleça e então da-la ao cachorro também. Qualquer coisa que ajude-o a mastigar o legume corretamente para que assim consiga ser digerido. Também não precisa se preocupar com a coloração das fezes, é normal que ela mude um pouco devido ao betacaroteno que o legume contém.

Cuidados importantes!

É preciso prestar muita atenção caso seu cachorro seja mais gordinho, isso porque a vitamina A que a cenoura contém e lipossolúvel, ou seja, é dissolvida em gordura (lipídios), o que faz com que cachorros mais gordinhos acabem metabolizando a vitamina mais facilmente e também de forma rápida, causando desequilíbrio como deficiência de vitaminas ou excesso delas.

Caso queira agradar seu amigão com este divertido legume, é muito importante primeiro consultar seu veterinário para saber a dose ideal, assim evitando problemas futuros com a saúde do seu cãozinho. Fique atento nas quantidades e lembre-se de cozinha-la sempre, nem que seja um pouquinho.

Você sabia de tudo isso? Comente!