Canecas para Presente

Sabe quando chega o sagrado momento de ir dormir e seu cachorro arranha o chão freneticamente antes de dar suas voltinhas e finalmente dormir? Hoje viemos desvendar este curioso comportamento! Partiu?

Não podemos nos esquecer que cachorros tem como seus ancestrais os lobos e também so cachorros selvagens que viviam na natureza arriscando sua vida diariamente devido aos predadores naturais, seguindo a cadeia alimentar. Arranhar o chão vem diretamente desta época quando esses animais selvagens precisavam preparar o local antes de finalmente deitarem e dormirem. O primeiro passo era escolher o local perfeito para dormir, então era necessário cavar o local para deixa-lo mais confortável e aconchegante. As voltinhas serviam para analisar o que estava ao seu redor e também para identificar o sentido da corrente de ar.

Hoje seu cachorro simplesmente repete o comportamento que aprendeu a partir do seu DNA raspando sua patinha nas almofadas, colchões e caminhas por onde passa. Além disso, seus coxins (almofadinhas) são famosos por soltar odores únicos que auxiliam o cachorro a marcar seu território, isso desde os tempos antigos até hoje é útil para eles caso dividam seu lar com um ou mais irmãozinhos. Arranhar o local onde irá dormir também é uma estratégia engenhosa em dias frios já que ajuda a esquentar o tecido. Então, caso seja inverno e seu cachorro comece a freneticamente arranhar a cama, você já sabe… Ele está com frio.

Leia também: Posso cortar as unhas do meu cachorro em casa?

Por que meu cachorro arranha o chão na hora de dormir? 2

Outras razões para cachorro que arranha o chão

Ele também pode estar tomando esta atitude simplesmente porque suas unhas estão muito longas e para resolver o problema, basta você apara-las em casa ou no seu veterinário de confiança. Também pode ser esta razão para todas as suas caminhas e almofadas estarem rasgadas ou com fios puxados, se este for o caso o ideal é colocar seu cachorro para dormir com você, na cama. Ele precisa de um espaço confortável para descansar e a maioria prefere camas com bordas altas e circulares para poderem dar suas voltinhas com tranquilidade. Evite também lavar com muita frequência a cama ou cobertores com que ele dorme pois, ao voltar da lavagem, a primeira coisa que ele fará é esfregar seus coxins para ter seu território de volta.

Caso seu cachorro durma em alguma área externa, ele pode estar também tentando afastar insetos indesejáveis. Caso ele não tenha cama, também é comum que você veja seu jardim cheio de buracos cavados por ele na tentativa de dormir em um local confortável. Deixar seu cachorro dormir no quintal nunca será uma boa ideia, isso porque lá é um local com insetos onde pode chover e fazer muito frio, assim causando resfriados e doenças que poderiam sem facilmente evitados.

Você sabia de tudo isso? Entende agora o porquê que seu cachorro arranha o chão sempre antes de dormir? Comente!

Canecas para Presente