Nós temos dores de cabeça às vezes e é normal, eu pessoalmente tenho muita enxaqueca. Porém, será que um cachorro também pode ter o sintoma? Como identificar e tratar? Tudo isso iremos descobrir agora!

Sim, cachorros infelizmente podem também ter dores de cabeça e as razões são diversas. Podem ser devido a problemas nos olhos, infecções de ouvido, problemas no tronco, dores de coluna, hipertensão, problema cardíaco, inflamações no sistema nervoso, tumores cerebrais, sinusite, cheiros intensos e desconfortáveis, traumatismo no pescoço, dores nos dentes, distúrbios hormonais, excesso de atividade física e até mesmo a temperatura do ambiente podem ser causas prováveis da dor de cabeça do pequenino.

Como posso identificar o sintoma?

Este é um enorme desafio, muitas vezes os cachorros não deixam claro que estão sofrendo e a nossa falta de atenção pode fazer com que não consigamos ver sua dor. Cachorros nem sempre choram ao sentir dor, eles podem apenas ficar quietinhos em um canto nesses momentos ou até mesmo se esconder. Por isso você precisa prestar extrema atenção em seu comportamento. Se seu amigão é um cara feliz e ativo e, do nada, começou a ficar mais triste e desanimado, leve-o imediatamente ao veterinário para descobrir se ele pode estar sentindo algum tipo de dor devido a problemas de saúde. Lembre-se que cuidado em excesso é muito melhor do que a falta dele.

Leia também: Cachorro pode ter conjuntivite?

Cachorro pode sentir dores de cabeça? 2

Algumas dicas:

Caso você veja seu cachorro coçando as orelhas com as patinhas, objetos da casa e até mesmo seus móveis, é sinal de que ali há algum problema. Problemas oftalmológicos também, se seu cachorro começar a esfregar os olhos e o focinho, certamente há ali algum problema. Cachorros que sentem dor nas costas costumam ficar bastante incomodados e irritados com isso, chorando e reclamando bastante. Podem também acabar desenvolvendo problemas para caminhar ou se mexer. Em geral, durante um surto de dor e cabeça, os cachorros tendem a se esconder em locais escuros.

Como tratar as dores de cabeça

É importante descobrir a causa das dores e trata-las, afinal sem causa, sem dor de cabeça. Também existem alguns remédios naturais que podem ajudar durante uma crise, acupuntura tem se mostrado muito boa nesse processo assim como a quiropraxia caso seu amigão esteja com algum problema físico causado por trauma. Além disso, um pano úmido na cabeça do cachorro pode ajudar a amenizar a dor assim como alguns fármacos que podem ser receitados pelo seu veterinário. Se você acredita que seu cachorro está com dor, não perca tempo e leve-o para uma consulta o mais rápido possível.

Esteja sempre atento, tudo o que o cachorro tem é você e ele depende do seu amor e cuidado para poder melhorar. Afinal, ele não consegue buscar por ajuda sozinho. Então não se omita, ajude-o com o melhor que conseguir.

Você sabia de tudo isso? Comente!