É muito importante manter o ouvido de nossos cachorros limpos para evitar doenças e infecções. Por isso hoje vamos aprender o passo-a-passo de como limpar corretamente esta parte tão importante do corpinho do seu cachorro. Vamos lá?

A importância de limpar o ouvido

Para que você preste mais atenção em nosso passo-a-passo (hehe), primeiro eu vou explicar porque é tão importante saber fazer isso corretamente. É através do acumulo de sujeira que as inflamações e infecções surgem, um ouvido sujo é a principal razão para fungos e bactérias se proliferarem na região causando a tão dolorida otite. O banho não é suficiente para que o cachorro fique limpo e saudável, os dentes e os ouvidos precisam de atenção especial para evitar problemas e doenças no futuro.

Falando em banho, é muito importante que neste momento você proteja bem o ouvidinho dele para que não entre água, você pode colocar um pouco de algodão em cada orelha para não machucar e logo após o banho, deve seca-lo com uma toalha úmida para então fazer a limpeza.

Como limpar o ouvido do cachorro corretamente 2

Passo-a-passo

1. O primeiro passo é posicionar o cachorro de forma confortável no seu colo, é preciso que você consiga enxergar todo o conduto auditivo. Caso você tenha um filho peludo de grande porte, coloque a cabeça dele apenas nas suas pernas.

2. Compre em uma petshop com indicação de seu veterinário de confiança um produto que é específico para a limpeza da área. Ele irá amolecer a cera para que você consiga retira-la em sua totalidade.

3. Faça uma massagem com o polegar e o indicador abaixo do ouvido, assim ajudando as gotas – conforme instrução na embalagem – a entrarem de forma mais fácil.

4. Utilize então uma gaze ou algodão para retirar a sujeira do ouvido que está sendo liberada. É muito importante não penetrar seus dedos profundamente no ouvido para evitar machucados. Caso você julge necessário, pode pingar o produto diretamente no algodão para retirar as sujeiras mais resistentes.

Leia também: Tudo sobre a otite externa em cachorros

Com este produto você verá que a limpeza ocorre de forma rápida e fácil, tornando a rotina muito mais tranquila. Você precisa repetir a limpeza a cada semana ou no máximo de 10 em 10 dias. Caso seu cachorro esteja com otite, existe este mesmo produto na versão para auxiliar a doença já que neste período é comum que os ouvidos fiquem ainda mais sujos.

Nunca utilize cotonete nem pinças para limpar os ouvidos do seu cão, isso porque ambos os materiais são capazes de causar machucados ou ainda de empurrar a cera ainda mais para dentro, causando problemas para ouvir e infecções a longo prazo. Caso você tenha medo de fazer a limpeza, peça que seu veterinário ensine você ao vivo o passo-a-passo e mesmo assim se não se sentir confiante, invista em um profissional que faça isso com maestria para que seu cachorro se mantenha sempre limpo e saudável.

Você sabia de tudo isso? Comente!