Caneca para Presente

Sabe quando seu cachorro está lá, dormindo o sono tão merecido, e de repente começa a mexer as patinhas e até mesmo dar uma latidinha de leve? Já parou para pensar em que tipo de sonhos podem causar essas reações? É o que hoje iremos descobrir!

Estudos já comprovaram que os cachorros também sonham quando dormem, passando por dois estágios do sono, o REM – onde os sonhos acontecem – e o não REM. Assim como nós, os cachorros também sonham com suas vivências e com coisas que aconteceram ao longo do seu dia. Estudos realizados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusett afirmou que até mesmo ratinhos são capazes de sonhar, assim demonstrando sua grande inteligência. Inclusive, eles possuem uma incrível estrutura cerebral análoga que os faz sonhar em ordem, assim processando as informações para assimilar as lembranças.

Leia também: É possível um cachorro ter pesadelos?

Voltando aos cachorros, pesquisadores analisaram os resultados de um eletroencefalograma realizado em um cachorro enquanto ele dormia e perceberam que suas ondas cerebrais seguem padrões iguais aos dos seres humanos quando estamos em estágio profundo de sono que dura em média 4 horas, este é o estágio que os faz se mexer, contrair e latir de vez em quando.

Mas como são os sonhos?

Muitos estudos foram realizados e até hoje é díficl afirmar com certeza como são exatamente os sonhos de nossos grandes amigos. Porém, teorias são elaboradas a partir da observação do comportamento canino durante o sono. Esses pesquisadores acreditam que em seu sono profundo eles demonstram reações que tem durante o dia-a-dia. Ao contrair as patinhas, ele pode estar sonhando que brinca com seu tutor ou com outros cães, ao latir e gemer pode estar se lembrando de situações onde estranhos chegam na casa ou momentos de tristeza.

Como são os sonhos dos cachorros? 2

De volta aos ratos, testes realizados demonstraram as atividades realizadas durante o sono. Suas atividades diárias foram monitoradas enquanto corriam labirintos, ao dormir foi percebido o mesmo tipo de atividade cerebral que ocorreu quando estavam acordados, ou seja, eles reviveram as atividades do dia durante a noite. O cachorro possui um grau ainda maior de atividade cerebral em comparação aos ratinhos, o que significa dizer que ele certamente faz o mesmo e ainda pode ir além!

Informações importantes

Não importa o quando ele sacuda, jamais acorde um cachorro no susto. Caso você acredite que ele está tendo um pesadelo ou está triste, chegue próximo dele devagar e fale baixinho, vá fazendo carinho até que ele volte a ter consciência aos poucos. Cachorros que acordam após um susto tendem a ficar nervosos e agitados, ainda mais durante um pesadelo. Então, desperte-o com amor e carinho fazendo-o se sentir seguro.  Também e importante observar a recorrência, seu cachorro está inquieto e chorando durante o sono toda noite? Pode ser que esteja triste ou estressado e de qualquer forma, é importante leva-lo ao veterinário para descobrir se ele não está sofrendo de ansiedade ou até mesmo depressão.

Sensacional, não é mesmo? Comente!

Caneca para Presente