Cada vez mais ONGs tem lutado para terminar com as queimas de fotos com som devido ao grande mal que faz para nossos peludinhos. Porém, você sabe por que barulho de fogos de artifício incomoda os cachorros? É o que agora vamos descobrir!

Isso acontece devido a sensível capacidade auditiva dos cachorros. Para você ter ideia, um cachorro é capaz de perceber sons de frequência entre 10 Hz e 40 mil Hz enquanto nós ouvimos de 10 Hz até 20 mil Hz… É muita diferença!  Além disso, eles são capazes de detectar sons que estão 4 vezes mais distantes do que nós, tudo isso graças a evolução e adaptação.

Nós possuímos os olhos bem para frente e conseguimos ver e focar em objetos com precisão, tendo também maior campo de visão. Devido a esta qualidade, não foi necessário desenvolver nossa audição, deixando-a em segundo plano. Nos cães foi o contrário, seus olhos são mais laterais e por isso sua audição precisou compensar a visão para sobreviver.  Logo, ela é extremamente sensível.

O que acontece quando os fogos de artifício explodem?

Quando uma bomba explode, ocorre um deslocamento de ar que provoca o estrondo que ouvimos. Se um destes fogos explodir próximo a um cachorro, é possível que haja ruptura ou laceração nos tímpanos, comprometendo assim sua audição – isso só para você ter ideia. Quando elas explodem longe, o barulho intenso causa extrema fobia nos cachorros que podem ter sintomas graves de ansiedade como tremores, taquicardia, latidos, choro e em casos extremos, o descontrole é tamanho devido ao medo que pode levar o cãozinho a óbito! Porque imagine, se o barulho é alto para nós, imagine para ele…

Por que barulho de fogos de artifício incomoda os cachorros? 2

O que fazer para evitar o sofrimento

Existem períodos que infelizmente acaba se tornando complicada a vida dos pequeninos. Ano Novo, Festa Junina, Final da Copa do Mundo e diversos outros eventos causam explosões atrás de explosões. Quando você souber que o momento do barulho se aproxima, é importante tomar algumas precauções. Não fique com ele no colo pois ele irá entender que algo realmente está errado e você está apenas tentando compensa-lo, além disso é muito importante não alimenta-lo durante este período para não causar acidentes.

Para amenizar o efeito das explosões você pode colocar no ambiente algum som alto e suportável ao cachorro como música ou o próprio som da televisão. Você também deve trazer vários brinquedos e objetos úteis para distrair o cachorro, deixando-os no ambiente com o intuito de fazê-lo dar atenção para outras coisas. Agora, se ele mesmo assim ficar assustado e for se esconder, permita que ele vá se abrigar embaixo da cama ou em algum local seguro onde ele possa ficar em segurança. É importante evitar o acesso para áreas perigosas como sacadas e piscinas.

É legal coloca-lo em ambientes com outros cachorros que não se importem com o barulho, você também deve manter portas, janelas e cortinas fechadas para amenizar o som. Caso seu cachorro tenha histórico de muito, muito medo, é importante que você consulte um veterinário para que ele possa receitar algum tranquilizante ou sedativo, garantindo que ele fique calmo e não passe por este estresse.

Você sabia de tudo isso? Comente!