Não há nada mais divertido para a relação entre tutor e cachorro do que praticar truques e o rolar é um dos mais fáceis. Hoje, vamos ajudar você a ensinar seu amigão a rolar como um campeão! #Partiu?

1º Passo: Ensinar a Deitar

Para rolar, ele primeiro precisará aprender a deitar e para isso, você precisará ensina-lo. Então vamos lá!

  • Primeiro, pegue o petisco favorito dele e deixe-o a mostra para que ele consiga sentir o cheiro. Use o petisco para mostrar o que você deseja que ele faça, oferecendo e retirando como numa brincadeira. Assim, ele vai entender que primeiro precisará fazer algo para depois ser recompensado – lembre-se de fazer isso em um momento que ele esteja mais ou menos com fome, não espere que ele faça sua refeição para assim deixar o petisco ainda mais atrativo.
  • Então, faça-o sentar e então balance o petisco perto de seu focinho. Então, dê um passo para trás. Caso ele se levante, faça-o sentar novamente com o auxílio do petisco até que ele entenda que não deve mais levantar.
  • Agora, você deve se abaixar para que fiquem da mesma altura e começar a falar ‘deita’ apontando para o chão. O use diversas vezes até que ele comece a se abaixar. Então, coloque o petisco no chão entre suas patas e continue dando o comando. Ele vai se abaixar em busca do tão amado petisco e quando alcança-lo, retire-o rapidamente. Ele irá tentar levantar, então recomece o processo até que ele entenda que deve ficar deitado.
  • Quando ele ficar algum tempo abaixado, coloque a mão no ombro do seu cachorro de forma gentil, ele olhará para você. Então ofereça o petisco abaixando-o até o chão em um movimento de ‘abaixa, abaixa, puxa’ até que ele possa receber a comida deitado. Dê o petisco e elogie-o bastante. Então, o liberte usando palavras como ‘pronto’ ou ’em pé’ batendo palmas.

Leia também: Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

rolar

2º passo – Ensine-o a Rolar!

  • É importante que ele já esteja bem apurado no comando deitar antes de aprender um novo, então repita diversas vezes por alguns dias até perceber que ele entendeu bem o recado.
  • Então, mais uma vez, separe os petiscos em um momento em que o cachorro esteja com fome novamente. Mostre os peticos, deixe-o cherar, mas não dê.
  • Mande-ô detar e o recompense com um petisco. Então, se abaixe na altura dele e deixe-o cheirar mais um sem comer desta vez. Então movimente o petisco dizendo ‘rola’, o girando ao redor da cabeça do cachorro para que ele siga seu rastro em espiral. A cada voltinha, diga rola em um tom alto, porém amigável. Você deve, inclusive, usar sua mão livre para guia-lo no giro enquanto com a outra, mantem o petisco no percurso.
  • Quando ele completar o giro sozinho seguindo sua mão e o comando de voz, dê o petisco e o elogie bastante, então faça o mesmo algumas vezes para ele captar bem o recado. Por último vá dizendo apenas a ordem ‘gira’ para que ele obedeça sem o guia da sua mão, caso ele não siga o comando, recomece o treinamento.
  • É importante que você não leve muito tempo para dar o petisco para que não acabe frustrando o cachorro ou perdendo sua atenção. A cada giro bem sucedido, dê um petisco e muitos elogios para assim fixar o comportamento. Quando ele aprender, você pode dar menos petiscos. Após muita prática, ele conseguirá dar o giro só com o comando, tudo o que você precisa é de paciência.

Gostou da matéria? Comente!