Canecas para Presente

Não tem nada mais gostoso do que um cheirinho de focinho na bochecha e como já sabemos, o olfato do cachorro é seu sentido principal, sendo extremamente aguçado. Por isso hoje vamos trazer algumas curiosidades divertidas sobre esta parte adorável do cachorro.

Só o narizinho

Você sabia que os filhotes de cachorro nascem surdos e cegos? Assim, para achar a mamãe dog ele precisa cheirar até localiza-la – o que não demora muito, hehe.

Alcance imenso

Enquanto nós sentimos aromas que chegam até nós com apenas 5 cm de distância, o cachorro é capaz de alcançar aromas a 1,5 metros de distância! É por isso que dizem que enquanto nós vemos com os olhos, os cães veem pelo focinho.

Super focinho

O bulbo olfativo do cachorro pode ser até quarenta vezes maior do que o nosso. Incrível, não é mesmo? Tá explicado tamanho alcance!

Treinamento pesado

Se treinados, cachorros são capazes de rastrear hidrocarburetos capazes de causar incêndios e explosões, assim como também são capazes de identificar drogas e outras substâncias apresentadas em treinamento.

Leia mais: Você sabe por que cachorros lambem o focinho um do outro?

Curiosidades sobre o focinho do cachorro 2

Focinho animal!

Apenas através do cheiro, os cachorros são capazes de identificar os períodos férteis das fêmeas não apenas de sua espécie como de outros animais. Inclusive, são capazes de saber quando as vacas estão férteis, sendo que elas possuem um período curtíssimo!

Gosto do cheiro?

Os cachorros possuem um órgão chamado Órgão de Jacobson que fica na parte inferior de sua mucosa olfativa, este órgão é capaz de se comunicar com o interior da boca fazendo com que o cachorro praticamente sinta o gosto do cheiro. É por isso que eles lambem a ponta do focinho, assim retirando as moléculas de cheiro que ficam ali presas e as levam para o Órgão de Jacobson para identificar o aroma. É assim também que eles sentem cheiros através das lambidas.

Focinho no popô

Você sabia que através do cheirinho do bumbum dos cachorros, eles são capazes de identificar uma série de informações? Assim, eles descobrem a idade, o sexo, se está doente ou sadio e muito mais! É como uma carteira de identidade olfativa…

Memória de elefante… Não não, de cachorro

Enquanto nós somos capazes de apenas distinguir alguns poucos cheiros, os cachorros são capazes de classificar e distinguir mais de um milhão de cheiros! Já imaginou? Por isso são tão eficientes na tarefa de rastrear aromas e também em serem treinados.

Simplesmente sensacional, não é mesmo? Nossos cachorros são incríveis!