Nós tutores precisamos estar sempre de olho no que nossos cachorros estão comendo para que não haja nenhum tipo de acidente. Todo o cuidado é pouco já que inúmeros alimentos que comemos em nosso cotidiano podem gerar sérios problemas para eles, então conheça agora os 5 piores e fique atento!
1. Macadâmia
Deliciosa para você, fatal para seu cachorro. De 5 a 7 grãos da macadâmia são suficientes para causar a morte de um cachorro de grande porte. Ela causa convulsões, depressão, vômito, dores abdominais, tremores, problemas respiratórios, digestivos, musculares e até mesmo hipertermia. Também pode causar paralisia e caso seu cachorro as tenha ingerido por acidente, leve-o imediatamente ao veterinário para que uma lavagem estomacal salve sua vida.
2. Xilitol
Este nome estranho é de um componente que está presente em grande parte dos alimentos light e diet. Ele não costuma causar problemas em seres humanos, porém pode causar uma hipoglicemia drástica em cachorros, resultando em convulsões e atordoamento. Dentre os sintomas mais comuns estão fraqueza, letargia, falta de coordenação motora, convulsões e colapso, tudo isso apenas 30 minutos após a ingestão. Caso ele tenha comido muito, é possível que ocorra falência do fígado.
3. Figado
Esqueça a natureza carnívora dos cachorros quando o assunto é fígado. Um pequeno pedaço até que não faz mal, porém em maiores quantias (equivalentes ao seu porte) pode causar sérios problemas como deformação óssea, anorexia e até mesmo a morte do seu amigão, tudo devido aos níveis de vitamina A. Então fique atento e evite dar este alimento para o seu cachorro, assim prezando pela vida dele.
Leia também: Por que cachorro não pode comer chocolate?
4. Chocolate
Este é um velho inimigo, sendo o alimento tóxico mais conhecido pelos tutores. Porém, como já aprendemos aqui no blog, a cafeína associada a teobromina possuem o terrível poder de levar seu cachorro a óbito. Quanto mais escuro o chocolate, maior a concentração de cacau e mais perigoso se torna. Após comer, o cachorro terá vômitos, maior frequência respiratória, ficará irritado e terá fortes dores abdominais. Nos piores casos, são apresentadas convulsões e o cachorro pode falecer, então caso ele tenha comido chocolate sem querer, corra com ele para o veterinário!
5. Uvas
Esta é uma fruta cruel para os cachorrinhos. Ao ingeri-la, os cães podem acabar tendo insuficiência renal e hepática, diarreia, vômitos e até mesmo a morte. Tudo graças a suas sementes e casca, por isso até mesmo o suco é um grande vilão, então mantenha seus amigos peludos longe dessa assassina. Até 24h após a ingestão é possível presenciar casos de vômito e diarreia.
É muito importante estar sempre atento aos alimentos que você possui em casa e onde os guarda, mantenha sempre produtos tóxicos longe do alcance do seu bebezão, assim prevenindo acidentes sérios. Quem ama cuida! Então, fique de olho sempre está bem?