Caneca para Presente

Você cuida das suas mãos não é mesmo? Lixa as unhas, passa cremes, as lava regularmente… Mas será que as patas do meu cachorro também precisam de cuidados? É claro que sim! Vamos conhece-los agora.

É através das patinhas que o cachorro brinca, corre, caminha, pula e muito mais, por isso é essencial que você esteja sempre de olho nesta região. Afinal, se você parar para pensar, sem elas ele não conseguira nem se movimentar para comer, beber água ou fazer suas necessidades fisiológicas. Veja os principais cuidados:

Cortar as unhas

Isso você provavelmente já sabe, mas não custa reforçar. É de suma importância que você corte as unhas do seu cachorro com frequência para que elas não encostarem no chão, causando desconfortos no pequenino. Além disso, há o risco delas quebrarem, encravarem e causarem lesões e infecções, por isso todo cuidado é pouco.

Leia também: Posso cortar as unhas do meu cachorro em casa?

Limpar as almofadinhas – coxins

Você pode não dar muita atenção, porém os coxins são o local onde a maior parte do peso do cachorro se apoia, além disso são eles que encostam no chão primeiro e por isso merecem todo o cuidado. Mantenha a área sempre limpa, principalmente após passear na rua com eles. Isso porque ao andar na grama e nas ruas é comum que pequenas pedrinhas, galhos e poeira acabem ficando presos na região, então sempre passe um paninho seco mesmo entre os dedos e nos coxins para garantir a limpeza. Caso haja muito pó, passe um pano úmido.

Quais cuidados devo ter com as patas do meu cachorro? 2

Tosar os pelos das patas

Este é um detalhe importante que poucos se dão conta, é muito importante aparar os pelos que crescem entre as almofadinhas para evitar que apareçam bactérias e fungos que podem se formar na região, além disso nós podem se formar na área e puxar os coxins, causando dor e incômodo.

Hidratação das patas

Isso mesmo, principalmente no inverno. É comum que os coxins fiquem ressecados e acabem rachando, já no verão podem ocorrer queimaduras devido ao piso quente e também são necessários cremes hidratantes. Caso haja uma rachadura, como as patinhas ficam no chão sujo o tempo todo, a formação de infecções é muito facilitada e por isso é melhor prevenir do que remediar. Consulte seu veterinário de confiança e peça a ele o melhor hidratante para seu cachorro.

Uso de sapatos

Muitos tutores acreditam que o uso de sapatinhos específicos para patas de cachorro possam ser úteis, porém tudo depende da situação. Caso você vá passear com ele em terrenos acidentados com rachaduras, é possível que machucados ocorram e nesses casos o sapato é muito útil. Entretanto, nem todo o cachorro se adapta e é preciso um cuidado muito grande já que as glândulas sudoríparas dos cachorros ficam concentradas nos coxins. A umidade no local pode causar fungos, por isso o acessório não deve ser utilizado por muito tempo e se faz necessária toda uma higienização da pata após seu uso.

Você sabia de tudo isso? Comente!

Caneca para Presente