Canecas para Presente

Existem pessoas no mundo – não é o meu caso – que são apaixonadas por azeitona e as comem como petisco! Porém, será que os cachorros também podem se beneficiar deste alimento? Ou será que ele é tóxico? É o que iremos descobrir!

É preciso prestar muita atenção nos detalhes desta informação. Sim, cachorro pode sim comer tanto a azeitona preta quanto a verde. Entretanto, ela precisa ser fresca, vir direto do pé. Você jamais deve dar azeitonas em conserva para cachorros devido a imensa quantidade de sal que assim possui o alimento. A ingestão diária de sódio permitida para cachorros é muito, muito menor do que a nossa, por isso é extremamente importante ter cuidado já que apenas uma azeitona em conserva pode possuir 24mg de sódio – os cães só podem comer 10mg de sódio por dia!

Sal: O vilão

Sal é um grande vilão na saúde dos cachorros, ele desidrata o cão muito facilmente – principalmente àqueles que jamais comeram outro alimento que não fosse ração. Infelizmente, os cachorros também podem sofrer da terrível hipertensão arterial que afeta principalmente obesos e idosos.

Cuidados com a azeitona

Mesmo que você consiga azeitonas frescas, sem salmoura, é preciso ter outros cuidados. Você jamais deve dar uma azeitona com caroço para um cachorro já que a mesma é capaz de quebrar seus dentes. Além disso, cachorros de porte pequeno podem facilmente se engasgar com elas, sofrendo grave risco de sufocamento. Azeitonas recheadas também são perigosas, pois diversas delas acompanha alho e cebola – dois grandes venenos para cachorro.

Então, sempre verifique os ingredientes do alimento antes de dá-lo e caso não sabia se pode ou não fazer mal, pesquise! Aqui mesmo no CachorroAmigo existem inúmeras matérias sobre o que pode e o que não pode ser utilizado na alimentação canina. Além dos ingredientes, fique de olho no sódio também

Leia também: Cachorro pode comer pão?

Cachorro pode comer azeitona? 1

Papai, eu quero azeitonas! Papaaaaaaaaaaai!

Posso ou não dar azeitonas?

Pode, desde que sejam frescas. Caso ele ingira acidentalmente azeitonas de conserva, você não precisa se preocupar muito. Uma vez não fará mal, apenas deixará seu cachorro um pouco – ou muito – desidratado dependendo do porte e da quantidade. Porém, mesmo que não haja um risco de morte, é muito importante leva-lo ao veterinário após esta ingestão acidental para que ele possa ajudar o cãozinho a se hidratar novamente. Dependendo da quantidade, podem ser necessários medicamentos para ajudar no processo. Afinal, sal não é brincadeira.

Caso tenham sido azeitonas recheadas, leve-o imediatamente ao veterinário para ele verificar, dependendo do ingrediente, se é necessário fazer uma lavagem estomacal ou outras intervenções médicas. É muito importante tomar cuidado com seu cachorro e não deixar alimentos perigosos ao seu alcance, se o cheiro for apetitoso é inevitável que seu cachorro fique curioso e queira comer também. Por isso, tenha cuidado!

Você sabia de tudo isso? Comente!