Canecas para Presente

Se você tem enfrentado problemas para fazer seu cachorro comer ração, saiba que não é o único. Existem inúmeras razões para isso estar acontecendo e minha primeira sugestão é que você leve seu amigão no veterinário para descobrir o que pode estar ocorrendo. Mesmo assim, irei dar algumas dicas e prováveis razões para isso. Vamos lá?

Razão mais comum

A razão mais comum para a recusa de comer é estar enjoado da ração. Isso acontece quando você dá a mesma ração do mesmo sabor a muito tempo, o ideal é trocar de vez em quando o sabor para que ele não enjoe ou perca o apetite. Afinal, se você tiver que comer arroz com feijão todo santo dia, é claro que em algum momento não vai sentir vontade de comer mesmo com fome não é mesmo?

Outras razões possíveis para cachorro não comer ração

1. Se seu cachorro comeu comida caseira por muito tempo, é provável que tenha dificuldade em se adaptar com a ração. Afinal, com certeza o arroz com carne que a mamãe/papai tutora/tutor faz é muito mais gostoso. Porém, é muito importante dar o alimento apropriado aos cães com certa frequência para evitar a ausência de nutrientes importantes para sua saúde. Logo, caso você esteja passando por esta situação aconselho que comece a tirar gradativamente a comida caseira e ir colocando a ração no lugar até que, em alguns dias, ele se habitue a comer apenas a ração.

2.Caso você tenha trocado o sabor ou a marca do alimento e ele não esteja se alimentando, é muito importante que você volte para a anterior e comece a gradativamente fazer a adaptação. Cada cachorro possui preferência por ingredientes diferentes e talvez ele simplesmente não se habitue, neste caso é indicado que você volte a ração anterior de forma definitiva.

Leia também: Como identificar a depressão canina

Por que meu cachorro não quer comer ração? 2

3. Caso ele já esteja habituado a comer a ração e simplesmente perca o interesse mesmo você mudando o sabor e fazendo adaptação, corra para o veterinário. A falta de apetite pode ser em função de algum problema de saúde e neste caso todo cuidado é pouco. Fique alerta!

Problemas de saúde que ocasionam falta de apetite

Existem diversos problemas de saúde que podem estar causando este problema e por isso é muito importante estar sempre monitorando seu cachorro. Fique sempre alerta em relação a suas refeições para que assim consiga descobrir a razão e em caso de dúvida, não hesite em buscar ajuda profissional. Veja as doenças mais comum que causam perda de apetite:

  • Anorexia canina;
  • Infecções bacterianas;
  • Alterações hormonais;
  • Vermes;
  • Problemas na gengiva;
  • Dores de dente;
  • Infecção no estômago;
  • Depressão

Você já passou por tudo isso? Sabia que a falta de apetite poderia ser ocasionada por tantas razões diferentes? Comente!

Canecas para Presente