Mais um alimento para a lista de ‘pode’ e de ‘ não pode’ dar para cachorro. A abóbora é um alimento macio e delicioso que nós simplesmente adoramos, mas será que cachorros também podem adora-la ou correm algum risco? Vamos descobrir!

Simmm, pode dar abóbora! Olha só que felicidade! A abobora é um alimento cheio de vantagens, é rica em vitamina A e fibras que faz muito bem para o seu cachorro. Porém, é claro, são necessários cuidados para introduzi-la na alimentação.

Abobora em grandes quantidades pode causar problemas nas articulações, além disso ela não deve de nenhuma forma ser a única fonte de alimentação do seu cachorro, servido apenas como um complemento ocasional.

É sempre importante consultar seu veterinário antes de ingressar alimentos diferentes na dieta do seu cachorro pois só ele conhece todas as informações sobre a saúde do seu amigo peludo para poder opinar.

Quais são os benefícios da abóbora?

A abobora é uma excelente fonte de fibras, o que significa dizer que ajuda muito na regulação do trânsito intestinal. É ótima para cachorros que estão com constipação e também quando estão com diarreia, também é ótima devido a sua quantidade de água para ajudar na hidratação nestes momentos.

Outro grande benefício está em sua ação diurética que ajuda muito na eliminação das toxinas. Fora que sua semente e sua polpa possuem gorduras que são muito benéficas para o trato urinário. Além disso, ela é excelente contra vermes devido a seu aminoácido cucurbitina que ajuda muito na eliminação e prevenção de tênias e diversos outros vermes. Caso deseje maximizar este efeito, basta moer as sementes e misturá-las com a comida habitual.

Cachorro pode comer abóbora? 2

Dentre seus benefícios em geral estão o fortalecimento do sistema imunológico, preservação tanto da pele quanto da pelagem e também sua ação anti-inflamatória. Ou seja, incluir abóbora na alimentação do seu cachorro tem grandes benefícios e nenhum risco direto. Desde que dada com moderação, esse alimento só tem o que acrescentar a vida dos peludinhos!

Importante

Você pode achar que é bobagem, porém não é. Existem alimentos que fazem bem para alguns cachorros e para outros não. É por isso que consultar seu médico veterinário primeiro é o recomendado porque só ele conhece seu cachorro e suas particularidades, sabendo assim se é ou não seguro alimenta-lo com abóbora ou qualquer outro alimento que você julgue interessante.

A saúde e a vida de seu cachorro dependem exclusivamente de você, por isso esteja sempre atento e seja prudente, cauteloso, para evitar acidentes. Caso tenha qualquer dúvida ou esteja acontecendo qualquer coisa diferente após dar a alimentação diferenciada, também não exite em contatá-lo para descobrir  o que será necessário fazer.

Você já dá abóbora para o seu cachorro? Conhecia os benefícios? Comente!