A batata doce é o alimento do momento principalmente devido a suas propriedades fitness. Porém, será que os cachorros também podem se aproveitar desses benefícios?

Simmmmmmmmmmmmm! Eba! Cachorro pode sim comer batata doce e ela oferece grandes benefícios a saúde canina. Porém, como sempre, é claro que você precisará tomar alguns cuidados importantes caso deseje integrar este alimento a dieta do seu amigo. O primeiro cuidado diz respeito a não substituir a ração. A batata doce não pode de nenhuma forma ser a base da alimentação do seu amigo porque mesmo que possua grandes benefícios, ela não é uma fonte de proteína animal e embora os cachorros sejam onívoros, a proteína animal é vital para o seu desenvolvimento.

Além disso, é preciso lembrar que a batata doce é rica em açúcares e carboidratos e caso seja consumida em excesso, pode causar obesidade, diabetes e problemas nas articulações. Além disso, consumir em excesso hidratos de carbono pode acabar causando problemas como gases, diarreia e vômito. É muito legal incorporar frutas, verduras e legumes a dieta do seu amigão, porém é preciso ter muito cuidado e jamais cometer excessos. O ideal é conversar com seu veterinário de confiança para estruturar uma dieta equilibrada e balanceada para seu cachorro, assim lhe proporcionando maior qualidade de vida.

Benefícios

A batata doce possui baixa quantia de calorias, gorduras e açúcares enquanto possui boa quantidade de proteínas, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, Vitamina A, Betacaroteno, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina B9, Vitamina C e Vitamina K. Tamanha quantia de nutrientes é capaz de fortalecer o sistema imunológico dos cachorros, assim como seus pelos, pele, ossos e muito mais! Tudo isso auxilia na formação do cachorro desde filhote até o tempo idoso, assim envelhecendo com grande saúde e disposição.

Leia também: Chips de Batata Doce e Inhame para cachorros fácil de preparar

Cachorro pode comer batata doce? 2

Como dar batata doce para cachorro

É muito importante saber que você JAMAIS deve dar batata doce crua para seu cachorro pois durante a digestão ela pode causar sérios problemas, levando até mesmo a intoxicação em casos graves. Logo, ela deve estar sempre cozida e deve ser servida em pedaços ou em forma de purê para ajudar na digestão. Eles também adoram receitas caseiras feitas com a batata doce como escondidinhos com carne moída ou frango cozido (ambos sem sal e sem tempero). Você também pode fazer snacks saudáveis assando a batata após cozinha-la ou ainda fazer bolinhos e biscoitos com ela.

Ela é excelente para cachorros que estão com diarreia já que possuem muita água, nutrientes e energia, assim ajudando a repor tudo o que o cachorro perdeu. Só lembre-se sempre de não ultrapassar a dose recomendada pelo seu veterinário, esta dose depende do porte do seu cachorro e seus hábitos também, então é de suma importância que você o consulte, está bem?

Você sabia disso? Comente!