Sabe quando você abre o portão e sai todos os cachorros correndo como condenados à forca? Este é um risco muito sério e devem ser tomados inúmeros cuidados para que não ocorra. Porém, acidentes acontecem e você precisa estar prevenido, sabendo exatamente o que precisa fazer caso seu cachorro esteja perdido.

O mais importante é agir rapidamente e já nas primeiras horas tomar algumas medidas. Infelizmente no Brasil é muito comum que animais fujam e nunca mais sejam encontrados, partindo o coração dos tutores e dos animais também. Veja agora quais são os primeiros passos que deve seguir:

  • No exato momento em que perceber que seu peludinho fugiu, comece a procurar em locais próximos a sua cada. O pátio do vizinho, as ruas ao redor da sua, parques e jardins próximos, isso porque devido ao curto tempo, a chance é de que ele ainda esteja próximo de casa e apenas não saiba como voltar.
  • Durante esta jornada, já vá avisando todas as pessoas que passarem por você. Avise os vizinhos, peça ajuda às pessoas ao seu redor. Também imprima uma fotografia recente do pequenino para que as pessoas estranhas consigam identificar o cachorro e trazê-lo de volta para você.
  • Cachorros tem um comportamento padrão e costumam visitar certas áreas com frequência, então estes devem ser pontos de busca. Sabe aquele parque distânte que você sempre o leva caminhando? A chance dele ir para lá devido a familiaridade é muito grande, então o ideal é ir até esses locais.
  • Também é importante que você avise os canis municipais que seu cachorro está perdido, entregue uma foto e peça para ligarem para você caso ele apareça por lá ou seja encontrado por eles.
  • Avisar pet shops e veterinários também é uma ótima opção porque ao encontrar um animal perdido, é para estes lugares que as pessoas costumam levar.
  • Não esqueça, é claro, de utilizar as redes sociais. Use o Instagram e o Facebook para criar uma grande rede de busca, assim aumentando muito a chance de encontrar o pequeno perdido.

Leia também: Por que meu cachorro não quer comer ração?

cachorro perdido

Cachorro fujão

Existem cães que são muito hiperativos e outros, muito curiosos. Quando descobrem uma rota de fuga, é normal que tentem fazer de novo e de novo. Então, são necessárias diversas medidas para protegê-lo de si mesmo. Veja:

  • O primeiro passo é a microchipagem que é capaz e fazer a identificação desses cachorros. Logo, se alguém achar seu amigo na rua e leva-lo a uma clínica veterinária, através do chip será possível saber onde você mora, seu nome, telefone e assim, levar o peludinho até você.
  • Use coleira! Pode parecer obvio, mas não é. As coleiras são grandes aliadas para demonstrar que aquele cachorro tem dono e também que o dono deve estar preocupado. Coloque na coleira uma plaquinha de identificação com seu nome e endereço e use-a de forma permanente.
  • Quando for sair com o carro, sempre se certifique que o cachorro está preso em segurança e que não irá sair correndo na primeira oportunidade. Quando você estiver em casa esta medida também é importante, assim garantindo que ele fique em casa, seguro.

Você já passou por essa triste situação? Comente!