Se sua cadela está prenhe, é normal que você esteja ansioso, ainda mais porque sabemos bem que existem situações onde precisaremos ajuda-la e isso é assustador. Por isso hoje vamos ensinar como identificar a necessidade de dar mamadeira aos filhotes. Vamos lá?

Em caso de morte no parto

Quando a mãezinha falece devido a complicações na hora do parto, é muito importante que você assuma a responsabilidade naquele mesmo instante. Os filhotes nascem sem ouvir ou ver, então é preciso que você os acompanhe durante toda esta jornada. Será preciso ajuda-los a fazer as necessidades, a se aquecer e claro, a comer. Logo, você precisará dar mamadeira.

Se este é seu caso, é muito importante que você se informe com seu veterinário de confiança para saber o que precisa fazer, quais passos seguir, qual leite comprar e todas as informações importantes para que os pequeninos não morram. Coragem, meu amigo. Tenha fé, tudo irá dar certo.

Caso não haja leite suficiente

Às vezes as ninhadas são tão grandes que os bebês tomam todo o leite disponível na metade do tempo em que precisariam ser amamentados e neste caso, você precisará interceder. Os filhotes precisam de uma quantia específica de leite durante a primeira infância para ganhar peso, se desenvolver e criar um sistema imunológico sólido. Tudo isso acontece através do leite materno e se ele acaba antes do tempo, é claro que os filhotes não irão se desenvolver bem e acabarão falecendo, logo você precisará dar mamadeira.

Se for seu caso, leve sua cadela ao veterinário para que ele identifique o motivo da falta de leite e a ajude a passar por esse processo. Além disso, ele também deverá orientar você sobre como amamentar os filhotes, qual leite e mamadeira usar, horários e outras informações importantes. Todo cuidado é pouco!

Leia também: Como ajudar sua cadela na hora do parto

Como sei se devo dar mamadeira para filhote? 2

Caso o leite possua má qualidade

Este é um caso mais raro, porém não é incomum. Às vezes, o leite produzido pela mãezinha não possui qualidade suficiente para dar peso aos filhotes e acaba causando o efeito contrário e fazendo com que eles percam peso. As razões para o leite ruim são muitas e podem ser devido a alguma doença não diagnosticada, infecção o fraqueza imunológica e caso isso ocorra com sua cadela, você precisará dar mamadeira.

É importante que a razão para o leite ruim seja identificada para que sua cadela possa ser tratada, assim evitando complicações e problemas maiores. Durante este período, amamente seus filhotes com leites específicos para seu tempo de vida e garanta que eles sejam corretamente alimentados. O leite materno de má qualidade não possui os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pequenos e pode causar até mesmo desidratação.

Você sabia de tudo isso? Comente!