Canecas para Presente

O doberman é aquele divertido cachorro que aparece em todo filme como o cão de guarda machão de quem os personagens todos devem ter medo. Mas será que ele faz jus a essa fama? Vamos descobrir agora!

Origem do Doberman

Tudo começou com Friederich Louis Dobermann que nasceu em 2 de janeiro de 1834 e faleceu em 9 de junho de 1894, ele foi o criador da raça a qual iremos falar nesta matéria. Ele era um cobrador de impostos que durante seu tempo livre trabalhava capturando cães para o canil da cidade. Em função de seu trabalho, ele precisava constantemente se deslocar pelos bairros da cidade e alguns deles não eram nada seguros. Por isso, ele decidiu criar uma raça que pudesse protege-lo em situações de perigo ao mesmo tempo que apegada ao convivio com o ser humano.

Não há registro da miscigenação de raças promovida por Dobermann, porém acredita-se que tenham sido usados cachorros semelhantes ao Rottweiler e ao Pastor-de-Beauce. Após sua criação, rapidamente se popularizou como cão de guarda, também foi muito treinado como cão policial e para cumprir funções no exército. Hoje ele não é mais utilizado como cão de serviço, porém é bastante popular entre as casas do mundo todo devido a sua força de segurança.

Leia também: Pit Bull: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Personalidade

O doberman é considerado como um dos cachorros mais inteligentes da atualidade, além disso são conhecidos por serem amigáveis e pacíficos. São bastante dependentes da família e não devem ser mantidos na rua, sem acesso a casa. Além disso, se você passa muito tempo trabalhando ou estudando, esta não é a raça ideal para você devido a sua carência. Eles não gostam de ficar sozinhos e tendem a sofrer com a ansiedade e depressão.

Doberman: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Também é importante socializa-lo desde pequenino já que possui a tendência de não gostar de pessoas estranhas. Ele é bastante desconfiado e é por isso que possui o título de excelente cão de guarda. Vale lembrar que esta característica não o torna um cachorro perigoso ou violento, ele apenas não gosta muito de pessoas que não conhece.

Seu adestramento é bastante fácil já que são muito inteligentes, isso também justifica o fato de serem um dos escolhidos para ser cão de rastreio, cão de guarda, de ataque, de busca e resgate, de terapia, de assistência e diversos outros serviços importantes. É interessante observar o quanto ele é amável, sensível e doce.

Características físicas

Ele é um cachorro de porte grande que chega de 70 a 80 cm de altura, pesa de 25 a 45 Kg e vive de 12 a 14 anos de idade. Precisa de muita atividade física e de muito espaço para correr, além de companhia em boa parte do dia já que são extremamente dependentes da relação com seres humanos. São fies, ativos, inteligentes e equilibrados, sendo excelentes para viver em casas, praticar caminhadas, esportes e vigilância. Gostam de clima quente e possuem pelo curto, liso, seco e fino.

É um cachorro forte, possui dentes afiados, corpo compacto e musculoso. São rápidos no ataque e na proteção graças a grande agilidade que possuem. Dentre suas cores conhecidas está o preto e marrom escuro.

Você sabia de tudo isso? Comente!