Canecas para Presente

Nós, tutores, precisamos estar sempre de olho em tudo o que acontece com nossos cachorros. Afinal, qualquer pequena mudança pode ser um aviso de problema de saúde. Pensando nisso, será que é normal cachorros ficarem com o nariz seco? Vamos descobrir!

É preciso levar em consideração que ao longo do dia um único cachorro terá seu nariz seco e úmido diversas vezes, passando diariamente por este ciclo. Em geral, você não deve se preocupar se esta característica se apresentar por ser totalmente normal. Existem poucas situações em que você precisa se preocupar, veja algumas:

Durante o soninho

É super normal que durante o sono o nariz do seu cachorro fique seco, isso porque neste período ele para de lamber o focinho e isso faz com que aquela umidade característica acabe não existindo mais. Caso esteja preocupado, espere ele acordar e conte 10 minutos, então vá verificar. Se o nariz já estiver úmido, é porque está tudo bem.

Alergias

É possível que seu cachorro tenha alguma alergia a plástico, borracha, tecido ou qualquer outro material com que entre em contato. Essa alergia pode causar irritação no nariz quando ele brinca, toma água ou entra em contato com esses materiais que causam irritação. Nestes casos é normal que o nariz fique ressecado e é muito importante você levar seu amigão ao veterinário para descobrir a causa e também medicar seu cachorro.

Queimaduras solares

Cachorros que possuem nariz rosa ou pálido podem se queimar no sol mais facilmente e um nariz queimado fica ressecado. Se for seu caso é importante que você leve-o ao veterinário para que seja receitada uma pomada ou creme que possa reidratar a área com segurança e evitar sensações doloridas e incômodas.

Leia também: Curiosidades sobre o focinho do cachorro

nariz seco

Calor?

A causa também pode ser contato direto com grandes fontes de calor no inverno como aquecedores e lareiras, além disso viver em cômodos com má circulação de ar pode causar o ressecamento do nariz. É super normal que isso ocorra no inverno quando os cães ficam coladinhos nos aquecedores para ficar quentinhos. Isso pode causar não apenas o ressecamento do nariz como também rachaduras e neste caso é importante manter a área hidratada conforme orientação veterinária.

Falta de água

Caso seu cachorro não beba água o suficiente, é normal que o nariz fique ressecado e neste caso você precisa promover uma melhor hidratação. Para isso, busque boas alternativas de potes e os posicione por toda a casa de forma acessível, mantenha sempre água fresca e limpa. Isso irá não apenas resolver o problema do ressecamento como também de outros problemas de saúde que poderiam ocorrer devido a ausência de água no organismo.

Doenças específicas

Algumas doenças e problemas de saúde podem causar o ressecamento do nariz como sintoma, bons exemplos são a parvovirose e a cinomose. Ambas precisam ser rapidamente tratadas para não se complicarem.

Você sabia de tudo isso? Comente!