Shiba Inu é um cachorro popular em todo o mundo, é adorável, pequeno e faz todos ao seu redor se apaixonar. Pensando nisso hoje traremos mais informações sobre este cãozinho tão querido.

Origem do shiba inu

O shiba ino é um cachorro japonês, sendo um dos mais antigos Spitz de todo o mundo. Ruínas de 500 d. C. já possuem registros dela, além disso seu nome significa literalmente ‘cão pequeno’. Pesquisadores dizem que o cachorro pode ter sido originado na Coreia do Sul ou China enquanto a maioria afirma que sua origem é japonesa. Por lá este é o cachorro de companhia mais popular, sendo muito querido por famílias devido a suas características especiais.

Personalidade

O shiba inu é um cachorro bastante independente e silencioso. É ótimo como vigilante e está sempre alerta diante de qualquer intruso. Adora seus tutores e todos os que lhe comprovarem lealdade e carinho, ele também é bastante tímido diante de estranhos e é comum que fique passivo e distante diante de quem não conhece. Ele também é um pouco nervoso e excitado, é brincalhão e levemente indisciplinado – mandão mesmo. Eles podem se relacionar com outros cachorros desde que tenha sido socializado desde pequeno.

Já quando o assunto é crianças, existem controvérsias. Alguns especialistas afirmam que se educado da forma correta, esta é uma ótima raça para conviver com crianças. Entretanto, por ser um cachorro nervoso, é muito importante que você ensine a seus filhos como respeita-lo, fazendo carinho e brincando de forma pacífica. É importante estar sempre alerta nessa relação para evitar sustos.

Leia também: Yorkshire Terrier: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Shiba Inu: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Características físicas

Esta é uma raça de porte pequeno, musculosa, com orelhas curtas e estilo rústico. Possuem de 35 a 45 cm de altura e pesam de 3 a 10 kg, além disso vivem de 12 a 14 anos e adoram exercícios físicos constantes. Possui pelo curto e gosta de tempo frio. É conhecido por ser extremamente ágil, semelhante a seu irmão akita inu. Eles podem possuir diversas tonalidades como vermelho, vermelho sésamo, preto e canela, preto sésamo, sésamo, branco e bege.

Curiosidades

  • O Shiba Inu era uma raça muito utilizada para a caça de faisões e pequenos mamíferos
  • O cachorro que mais viveu em toda a história era dessa raça. Ele viveu no Japão até falecer aos 26 anos.
  • Diversas vezes esteve à beira da extinção, porém os criadores do Japão se uniram para perpetuar a raça.

Você conhecia todas essas informações? Está pensando em ter um Shiba Inu? Conte para a gente!