Canecas para Presente

É muito comum encontrarmos pelas ruas cachorros perdidos, abandonados à própria sorte, que passam frio, maus tratos e principalmente – fome. Um cachorro que não come acaba se tornando desnutrido e não apenas a ausência de alimento faz isso como também a presença de infestação de parasitas que absorvem seus poucos nutrientes através do sangue. Hoje, vamos ensinar você a como recolher e tratar um cachorro desnutrido para que ele volte a sua melhor forma.

É importante ter em mente que todo o cachorro do mundo merece ser tratado com amor e respeito, então caso você encontre em sua cidade um cãozinho passando trabalho e você tiver tempo e condições financeiras, ajude-o. Trate-o, alimente-o e caso não possa o adotar, encontre uma boa casa para ele onde ele possa ficar aquecido, ser amado e ter alimentos e água todos os dias.

Sintomas: Como identificar a desnutrição?

O primeiro traço possível de se observar é o aspecto físico, cachorros desnutridos possuem quantidade nula tanto de gordura quanto de massa muscular. Isso faz com que possamos ver seus ossinhos praticamente colados na pele – me dói o coração só de pensar. Além disso, cachorros com desnutrição costumam ter caso de vômito e diarreia, não possuem brilho no pelo, sua pele fica escamosa e com regiões sem pelo, é possível também observar letargia e debilidade.

Leia também: O que fazer ao encontrar um cachorro abandonado?

Primeiros passos: O que fazer ao encontrar um cachorro desnutrido?

O primeiro passo é conseguir uma caixa de transporte de tamanho adequado e recolher o cachorro. Devido a sua fraqueza, será uma tarefa bem fácil, então não tenha medo. Assim que capturado, leve-lo imediatamente a seu veterinário de confiança pois dependendo da gravidade do caso podem ser necessárias re-hidratação e alimentação nutricional realizadas via intravenosa. O veterinário também poderá identificar outras doenças presentes e também infestações de parasitas, através de exames também será possível verificar quais são os déficits nutricionais mais urgentes. Então, ele prescreverá alguns remédios e vitaminas além da alimentação ideal para o primeiro período.

Como cuidar de um cachorro desnutrido 1

Olhem este antes e depois! É isso que o amor faz…

Hora da comida: Como alimentar um cão desnutrido?

O organismo de um cachorro nesta situação é extremamente fraco, o que significa dizer que seu sistema digestivo não está preparado para receber muita alimentação, podendo ocorrer o vômito e a diarreia logo em seguida – o que fará com que o cachorro não absorva os nutrientes.

É muito importante que nesta etapa de adaptação você utilize rações para filhotes de alta qualidade mesmo que seja um cachorro adulto que está sendo tratado. Isso porque essas rações são muito ricas em calorias e nutrientes, tudo o que um cachorro debilitado precisa. É importante também você misturar ração úmida com ração seca, assim aumentando a quantidade de água ingerida também. Dê pouco alimento cada vez que servir, porém faça isso de forma frequente repetindo até quatro vezes por dia. Além disso, deixe água fresca à disposição por todo o tempo.

Importante: Como cuidar do cachorro desnutrido?

Como possui pouca gordura, um cãozinho nesta situação tem bastante dificuldade em manter sua temperatura corporal, logo mantê-lo em um local aquecido com mantinhas e uma cama confortável é de grande ajuda para que ele não passe frio. Além disso, você pode pedir ao veterinário um tratamento probiótico para cães com o objetivo de melhorar sua absorção de nutrientes, assim melhorando rapidamente. Também é importante leva-lo para fazer acompanhamento no veterinário regularmente para que ele possa verificar como está sua saúde e também seu peso corporal. Ele também irá monitorar as adaptações que devem ser feitas na sua dieta até finalmente poder comer comida de adulto.

Você sabia de tudo isso? Comente!