Todos somos apaixonados por cachorros pequenos que parecem simplesmente nunca deixar de ser filhotes, não é mesmo? O pequinês com certeza se enquadra nesta categoria. Que tal saber mais sobre ele?

Origem

O pequinês tem sua origem em tempos muito antigos quando eram venerados pelos monges budistas da China devido a sua grande similaridade com o leão guardião chinês, um grande símbolo budista. Devido a este fato, os cachorros desta raça eram todos cuidados pela realiza da China e tinham até mesmo servos humanos que cuidavam de suas necessidades enquanto apenas pessoas nobres poderiam ter um pequinês para chamar de seu.

Em 1860 ocorreu a Segunda Guerra do Ópio e nessa ocasião tropas anglo-francesas invadiram e colocaram fogo no Palácio de Verão em Pequim, porém felizmente antes de fugir eles capturaram cinco cachorros da raça que moravam no palácio e os levaram para a Inglaterra onde foram vendidos para os nobres e aristocratas do país, um deles inclusive acabou sendo da Rainha Vitória.

Graças a estes cinco pequenos cãezinhos hoje nós ainda temos a raça firme e forte já que os demais ou foram mortos na China devido a guerra ou foram escondidos e começaram a cruzar com outras raças, gerando descendentes mistos. Hoje diversas pessoas do mundo são apaixonadas por eles que agora deixaram de ser apenas de monges ou imperadores, mas sim para todos os que o desejarem.

Leia também: Chihuahua: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Pequinês: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Personalidade

O pequinês é muito leal e corajoso, mesmo sendo pequenino. Eles também são bastante independentes e gostam do seu próprio espaço, além disso não socializam facilmente com cachorros de raças diferentes. Eles são extremamente confiáveis, estando sempre ao lado de seu tutor, entretanto não gostam de estranhos e de outros animais.

São uma ótima escolha para pessoas que não possuem muito tempo para passeios como idosos ou famílias que trabalham muito. Caso você tenha crianças, é muito importante vigiar as brincadeiras até que o cachorro confie no pequeno humano, por isso é importante que você ensine o respeito desde os primeiros meses de idade do seu filho.

Características físicas

Ele é pequenino, tem corpo levemente robusto e curto, tem a cintura bem marcada e a linha superior nivelada. Peito largo e costelas arqueadas também são sua característica além de parecerem muito com pequenos leões. Possuem crânio achatado e orelhas caídas, pelagem com camada dupla e possuem as mais diversas cores.

Ele tem porte pequeno com altura entre 35 e 45 cm, pesa de 3 a 10 kg, vive de 12 a 14 anos, possui baixa necessidade de atividade física, gosta de climas frios, possui pelagem comprida, fina e lisa e é ideal para pessoas que vivem em casa ou apartamento, pessoas idosas ou que necessitem de vigilância constante. É tímido, passivo, dominante e tranquilo.

Você conhecia todas essas informações? Comente!