Não sei você, mas alface é a minha folha favorita e fiquei bastante curiosa sobre se eu poderia dividir todo este amor com meu cachorro. Será que posso? É o que iremos descobrir!

Pode sim! Porém, é importante se atentar a alguns detalhes. O alface pode ser dado para os cachorros desde que em pequenas quantidades, além disso ele tem pouco valor nutritivo, o que o torna um alimento não tão interessante. Para constipação, este é um alimento interessante já que ajuda a aliviar os sintomas, além disso se ele gosta de comer folhas, ficará muito feliz mastigando um pouco de alface. Entretanto, devido a seus efeitos no intestino, é muito importante que ele não coma demais já que pode causar diarreia e desconforto gastro-intestinal.

Como dito acima, a alface não possui muitos nutrientes além de poucas vitaminas e fibras, assim não a tornando a melhor opção no mundo dos vegetais, existindo diversos outros que são opções muito melhores para a dieta dos cachorros, então convém pesquisar bastante caso você deseje substituir as rações industrializadas por alimentos orgânicos e saudáveis. Além disso, fique de olho com os vegetais crus. As folhas cruas podem causar problemas estomacais, sendo que o ideal é cozinha-las primeiro no vapor ou pica-las e introduzi-las junto da proteína consumida diariamente.

Leia também: Cachorro pode comer cenoura?

Cachorro pode comer alface? 2

Cachorro pode comer qualquer tipo de salada?

Depende, nem todos os ingredientes inseridos na salada são próprios para os cachorros. Temperos como sal, pimenta, vinagre, molhos e condimentos não devem ser dados aos cachorros devido aos possíveis problemas que podem causar. Além disso, existem vegetais que podem causar sérios problemas de saúde como a cebola, por exemplo, que é extremamente tóxica e pode causar uma intoxicação grave. Por isso é muito importante que você conheça todos os alimentos que possam ser tóxicos para evitar sua ingestão e também saber o que fazer caso ocorram acidentes.

Quero dar alface ao meu cachorro, o que devo fazer?

Primeiro, lembre-se das baixas quantidades. Lave bem o vegetal antes de da-lo e você também pode cozinha-lo um pouco no vapor. Espere esfriar e sirva. Porém, é claro, antes de tudo isso, consulte seu veterinário de confiança para saber se é realmente seguro dar o alimento para o seu cachorro. Cada cão possui suas especificidades relacionadas a saúde e por isso é de suma importância que você sempre consulte seu veterinário, tudo bem?

Você sabia de tudo isso? Já dá alface para os seus cachorros? Comente!