Não existe nada pior do que uma hemorroida, seus sintomas incômodos irritam a qualquer um, mesmo que tenha muita paciência. Porém, será que os cachorros também podem ter? O ânus do seu amigo está vermelho e com aparência de inflamação e você está preocupado? Vamos esclarecer todas essas dúvidas agora mesmo.

Pois bem, a hemorroida é um problema que ocorre devido a inflamação de veias que ficam no reto ou no ânus, essa inflamação costuma ocorrer devido ao grande esforço ao defecar, o aumento da pressão durante a gravidez ou simplesmente sem motivo aparente. Este problema ocorre nos seres humanos devido a nossa anatomia e por isso cachorros NÃO podem ter hemorroidas. Isso porque sua disposição corporal é horizontal enquanto a nossa é vertical. Os poucos casos de hemorroida canina identificados aconteceram devido a formação de tumores na área que acabam causando a inflamação e prolapso no anus dos cães.

Certo, mas meu cachorro está com o ânus inflamado. O que pode ser?

Para saber exatamente o que é, é muito importante que você marque uma consulta com seu veterinário de confiança. Entretanto, apenas para controlar sua curiosidade – já que mente vazia é oficina do diabo – vamos dar algumas opções do que pode estar acontecendo.

Leia também: Meu cachorro está com nariz seco, devo me preocupar?

hemorroida

Parasitas intestinais

Se você está observando que seu cachorro está com diarreia, assim fazendo com que o ânus do seu cachorro fique avermelhado e o faça lamber a área assim como arrasta-la no chão para coçar, pode ser que o problema sejam vermes. Caso você não esteja seguindo corretamente o calendário de desparasitações, esta com certeza pode ser uma opção e se for o caso, apenas um veterinário poderá receitar o tratamento correto para eliminar este problema.

Problemas nas glândulas anais

As glândulas anais são sacos pequenos que ficam ao redor do ânus e servem para produzir líquidos que lubrifiquem as fezes, assim fazendo com que elas sejam evacuadas mais facilmente. É isso também que causa o cheiro individual de cada cachorro. Existem situações em que esta secreção fica muito densa, o que acaba fazendo-as se acumular e causando diversos problemas como impactação – quando o líquido não sai das glândulas e é necessário um procedimento veterinário para isso – infecção ou saculite – que ocorre devido as bactérias pressentes na área – ou ainda o abscesso – que acontece também devido a uma infecção que se agrava e forma fístulas anais que precisam de cirurgia para serem desinfectadas e fechadas.

Prolapso retal

Ocorre quando uma massa avermelhada sai através do ânus, esta massa é um fragmento do reto que acaba indo junto através do grande esforço na hora de defecar, de caso de constipações graves, diarreias, obstrução da área ou ainda parto. Dependendo do nível de gravidade podem ser necessárias cirurgias ou tratamentos longos. Por isso é importante ter uma dieta adequada com alimentos ricos em proteína, evitando o prolapso retal.

Caso você suspeite que seu cachorro está com problemas, corra para o veterinário o mais rápido possível. Afinal, a vida do seu cachorro depende só de você.