Dálmata é com certeza uma das raças mais populares em todo o mundo e claro que a Disney é a maior ‘culpada’, porém você conhece as informações mais importantes sobre ela? Hoje vamos contar sua origem, personalidade e características físicas. Vamos lá?

Origem do Dálmata

Infelizmente, sua origem não é precisamente definida sendo que suas primeiras imagens são de pinturas e afrescos croatas do século XVII, por isso a Federação Cinológica Internacional (FCI) afirma que a raça teria sido originada na Croácia, mais especificamente em Dalmácia. Porém, muitos pesquisadores teorizam sobre sua provável origem em outros locais do mundo. Porém, independente de sua origem o Dálmata acabou se popularizando em todo o mundo.

Houve um tempo em que a raça ganhou maior destaque dentre a classe alta inglesa, neste período, no século XVII, ele era chamado de ‘cão de carruagem’ porque era colocado ao lado dos carros para demonstrar seu poder. Além disso, eles ajudavam a proteger os cavalos dos cachorros de rua e ainda proporcionavam uma bela visão da carruagem. Depois, surgiu o automóvel e os cães de carruagem desapareceram , o que fez a popularidade da raça diminuir drasticamente. Hoje são muito utilizados como parte do corpo de bombeiros em suas missões.

A popularidade do dálmata só voltou quando estreou na década de 60 o filme Os 101 Dálmatas da Disney que fez com que muitas pessoas o cobiçassem. Infelizmente, isso não foi positivo pois vez com que se iniciasse uma sequência indiscriminada de crias e cruzas, assim super-populando a raça e causando inúmeras doenças hereditárias devido a altíssima consanguinidade. Hoje, as coisas se acalmaram e o dálmata se tornou uma sábia escolha para famílias.

Leia também: Conheça 5 raças brasileiras de cachorro

dálmata

Personalidade

Os dálmatas são muito amigáveis, seguros e ativos, adoram nadar, correr e seguir rastros, por isso são conhecidos como muito curiosos. Gostam da companhia de outros animais e também são amigáveis com pessoas desconhecidas – mas nem de perto tão sociáveis quanto um labrador, por exemplo. Poucos acabam se tornando reservados, porém nenhum costuma nascer já agressivo. São excelentes como cão de companhia ou ainda para famílias que gostam de praticar exercícios e que desejem um cachorro divertido, fiel e cheio de energia ao seu lado. Quando dentro de casa, esta é uma raça muito tranquila que relaxa com facilidade.

Eles adoram crianças e cuidam muito bem delas, porém não gostam nada de puxões na cauda ou orelhas – o que exige uma socialização e também que você ensine seu filho desde pequeno a respeitar os animais. Eles adoram carinho, são muito relaxados e tolerantes, gostam de aprender e não é difícil lhe ensinar truques.

Características físicas

O dálmata é um cachorro delgado e proporcional com orelhas curtas de porte grande, medindo de 55 a 70 cm de altura, pesando de 25 a 45 kg e vivendo de 12 a 14 anos. Ele precisa de uma alta quantia de atividade física e é ideal para pessoas que vivem em casas com grandes pátios, que gostem de esportes e caminhada. Ele gosta de clima moderado e possui pelo curto, duro e grosso. É fácil reconhece-lo já que é a única raça branca com manchas pretas em todo o corpo que existe. Possui olhos ovais da mesma cor das manchas e suas orelhas são triangulares, altas e penduradas. Suas manchas podem ser tanto pretas quanto marrons.

Você sabia de tudo isso? Comente!