Tem coisa melhor do que comer uma tangerina no sol durante o inverno? Porém, ver nosso cachorro pedindo um pouquinho da bergamota (como chamamos aqui no sul do Brasil) pode ser de partir o coração… Será que podemos dar um gominho para eles? <3 Ou será que esta é uma fruta tóxica que pode causar problemas?

A resposta hoje é novidade: talvez. Acontece que alimentos cítricos como laranja e tangerina não são tóxicos para os cachorros, porém o sistema digestivo deles não é capaz de processar a fruta corretamente. Dar um ou dois gomos da tangerina sem casca não trará problemas, porém é preciso ficar atento nos possíveis efeitos, além disso as tangerinas são ricas em açúcar e por isso não devem ser dadas com muita frequência. É preciso ter cuidado porque frutas cítricas podem ser bastante ácidas e causar desconforto no estômago, entretanto a tangerina tem uma quantia de acidez mais baixa pode ser dada com mais tranquilidade.

A tangerina tem benefícios para a saúde canina?

Como já sabemos, os cachorros são carnívoros por natureza e aos poucos tem se tornado onívoros, ou seja, podem comer de tudo. Porém, diferente de nós que precisamos de carboidratos, os cachorros obtêm os aminoácidos de que precisa em carne e seus derivados. Quando o assunto são legumes, não é todo o cachorro que degusta com felicidade, mas frutas em geral eles adoram! Isso porque cachorros não comem doces como nós e encontram o sabor adocicado nelas.

Cachorro pode comer tangerina? 2

Alguns cuidados

Quando o assunto é tangerina/bergamota/mexerica suas fibras auxiliam na regulação intestinal do seu cachorro, a vitamina C é um grande fortalecedor de sistema imunológico e o açúcar ajuda cães que precisam ganhar peso. Porém, não se assuste caso você oferecer para o seu cachorro e no final ele só cheirar e não comer, não são todos os que realmente gostam do fruto. Na verdade, a maioria sabe que os nutrientes ali encontrados ele também encontra em outros lugares e acaba preferindo não se arriscar.

É muito importante apenas que você as descasque para evitar problemas com toxicidade, a tangerina em si poderá apenas dar algum desconforto intestinal ou diarreia se dada em grande quantidade, mas uma que outra não lhe fará mal e caso ele goste do sabor, o deixará bem feliz. É muito importante que você informe seu veterinário de confiança sobre este desejo para que ele assegure que esteja tudo certo. Cachorros obesos ou diabéticos devem ter muito cuidado com este fruto.

Você sabia de tudo isso? Comente!