O pinscher miniatura é um cãozinho pequenino e adorável, não há quem não se apaixone por esses pequenos. Porém, você conhece sua origem, personalidade e características físicas a fundo? É o que hoje iremos descobrir!

Origem

Tudo começou na Alemanha quando o pinscher alemão, o galgo italiano e o dachshund (conhecido como salsichinha) foram cruzados, seu nome original é zwergpinscher. Algumas pessoas acreditam que o pinscher miniatura é uma versão pequena do doberman, porém isso não é verdade. Entretanto, ambas as raças compartilham alguns ancestrais, porém o pinscher miniatura é mais antigo que o doberman. Hoje, sabemos que o pinscher é um dos cachorros pequenos mais amados e populares em todo o mundo, porém também se sabe que este é um carinha um tanto quanto temperamental e que exige bastante cuidado.

Personalidade do Pinscher Miniatura

Esta é uma raça cheia de energia, seus cachorros são muito curiosos, corajosos e dinâmicos. Costumam ter um temperamento forte e valente, o que pode ser um problema para algumas famílias. Por isso é de suma importância que sejam socializados desde filhotes, isso porque do contrário é comum que não gostem de visitas, que briguem com outros cachorros e também odeiem outros animais de estimação.

Pinscher miniatura: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Entretanto, se forem bem socializados desde os primeiros dias de vida, se tornam bastante tolerantes a presença de estranhos e outros animais também, porém não espere que sejam muito sociáveis. Vale ressaltar que o pinscher miniatura é muito carinhoso com seu tutor e adora a companhia da família. Quando o assunto é crianças, eles não tem nenhuma paciência para puxões na orelha ou no rabinho, então é preciso monitorar as brincadeiras e ensinar os pequenos humanos a respeitar os pequenos peludos desde o início.

É importante saber que esta raça odeia ficar sozinha e que pode acabar desenvolvendo comportamentos destrutivos caso fiquem sozinhos por muito tempo. Eles também são um tanto barulhentos, mas não latem tanto quanto outras raças de porte pequeno. Se você cuidar dele com amor e o ensinar a conviver em harmonia desde filhote, ele será com certeza uma ótima escolha para companheiro.

Características

O pinscher miniatura é uma versão mini – sem nanismo ou defeitos genéticos – do pinscher alemão. Ele é bem pequenino, tem o perfil quadrado e o pelo curtinho. Tem linhas finas e elegantes, altura que varia entre 25 e 30 centímetros e peso que vai de 4 a 6 kg. Dentre suas pelagens temos o unicolor que varia entre vermelho, castanho avermelhado e castanho escuro ou bicolor que mistura preto e castanho. Gostam de climas moderados, são ideias para apartamentos e casas e gostam de uma quantidade média de exercícios físicos, vivem de 12 a 14 anos em média.

Você sabia de tudo isso? Comente!