Já reparou que seu cachorro adora um banho de sol? Você sabe por que ele faz isso? Chegou a hora de finalmente descobrir!

Acontece que o sol para eles tem o mesmo propósito do que para nós: absorver a Vitamina D! Devido a seu instinto, eles sabe que o sol é necessário para que se mantenham saudáveis, por isso diariamente eles costumam procurar um cantinho ensolarado da casa, seja ele em cima da cama, na sacada ou no quintal, para tomar seu banho sagrado.

Os raios de sol são capazes de estimular a produção da serotonina, assim melhorando o humor e combatendo a depressão. O banho de sol também ajuda a regular o sono devido a seu bem-estar mental e físico – o mesmo serve para você, então que tal tomar banho de sol junto com ele?

Alguns cuidados no Sol

Os cachorros sabem o quanto faz bem, porém infelizmente não sabem que a força solar tem mudado a cada dia e a influencia dos raios UV pode acabar fazendo mal para a saúde da pele. Cachorros que possuem pelagem branca ou que são albinos correm os maiores riscos e por isso você precisa monitorar os banhos de sol e permitir que eles tenham acesso apenas em horários seguros. O ideal é que o banho de sol ocorra antes das 9h da manhã e depois das 16h da tarde.

Leia também: Cachorros podem ter hemorroida?

Por que cachorro fica no sol? 2

Caso seu cachorro seja branco ou albino, é importante que você o mantenha dentro de casa protegido do sol pelo resto do dia, é preciso se lembrar que podem ser causadas queimaduras, feridas e até mesmo câncer de pele devido a exposição em excesso. Você também precisa se preocupar bastante com a hidratação, deixando sempre à disposição muita água fresca. Também é importante que ele faça acompanhamento veterinário regularmente para saber se está tudo bem.

Cuidado na hora de passear

Também é muito importante cuidar da pele do seu cachorro na hora de passear, isso porque ele certamente ficará exposto ao sol por algum tempo durante a caminhada. É importante que você só passeie antes das 9h da manhã e depois das 16h e que não esqueça do protetor solar. Isso mesmo, não apenas você deve passar protetor solar como seu cachorro também e hoje existem inúmeras opções no mercado de protetores para os mais diversos tipos de pelagem.

Apesar dos pelos, a pele dos cães é tão sensível quanto a nossa e é preciso ter muito cuidado com o sol. Além disso, não esqueça de verificar se o chão não está quente demais para não causar queimaduras nas patinhas dos pequeninos, afinal, eles não usam calçados como nós e os coxins ficam em contato direto com a calçada, asfalto, etc.

Você sabia de tudo isso? Comente!