Todo tutor apaixonado chega um momento da vida que pensa: por que não adotar mais um? Porém, é claro que a primeira dúvida que fica é como é a convivência entre o cachorro adulto e o novo filhote da casa. Por isso é preciso introduzir o novo filhote com muita sabedoria, então acompanhe nossas dicas e tenha uma adaptação tranquila.

1ª dica: Terreno neutro

É sempre bom apresentar o novo filhote ao cachorro adulto em um local neutro, seja ele um espaço aberto, um parque, na rua, enfim. Qualquer lugar que não seja dentro do território que já é do seu cão mais velho. Como às vezes não é possível levar o filhote a um espaço público devido ao calendário de vacinação, tente fazer isso na casa de algum amigo ou parente que você sabe que não apresenta risco a nenhum dos dois.

novo filhote

O terreno neutro é interessante porque diminui os comportamentos territoriais e evita que seu cachorro fique violento, bravo ou magoado. É importante levar os cachorros separados, não no mesmo carro, e fazer a apresentação apenas no lugar escolhido. É possível que o cachorro adulto fique indiferente ao novo filhote, porém é possível que aconteça rosnados ou ações hostis, porém fique tranquilo. Seu cachorro jamais machucaria um filhote e por isso é importante que você não interfira ou o repreenda. Os cães sozinhos possuem sua hierarquia e é neste momento que ela será definida para manter a paz na casa.

2ª dica: Prepare a casa

Depois da apresentação, certamente você os levará para casa e é muito importante que você a tenha preparado primeiro. O novo filhote precisa der uma zona específica para ele com sua própria cama, brinquedos e acessórios de forma que não interfira nos hábitos do cachorro adulto. Também monitore para que o novo filhote não ‘roube’ os brinquedos e espaço do cachorro adulto para que a convivência não comece com o pé esquerdo.

3ª dica: Apresentação em casa

Depois de ficar tudo bem na apresentação em terreno neutro, regresse para casa com os dois e deixe que o cachorro adulto entre primeiro e sem guia. Depois, entre com o filhote usando guia e o solte para explorar cômodo por cômodo. Se seu cachorro ficar tranquilo, deixe que ele corra por tudo. Agora, se ele começar a demonstrar que não está gostando, é importante que você restrinja o espaço do novo filhote e vá o ampliando gradativamente. Nas primeiras semanas é muito importante que você não deixe os dois juntos sem supervisão para evitar problemas.

Leia também: Por que filhotes de cachorro gostam de morder tudo?

Como introduzir um novo filhote a um cachorro adulto 2

Alguns conselhos

Existem informações que você precisa ter para fazer a manutenção dessa convivência até que a harmonia se afirme. Você não pode simplesmente deixa-los juntos e esperar pelo melhor, isso porque as primeiras semanas do filhote são bastante marcantes e isso pode causar traumas que se refletirão no futuro. Além disso, o objetivo é que os dois sejam amigos, irmãos, não é mesmo? Então você precisa fazer isso acontecer. Veja alguns de nossos conselhos a seguir

  • Caso seu cachorro demonstrar vontade de agredir o novo filhote, procure um educador canino o mais rápido possível para que ele consiga ajudar da forma correta. Repreender o cachorro, tranca-lo em outro cômodo e dar atenção apenas ao filhote só piorará as coisas, apenas um profissional conseguirá orientar você da forma correta. Caso o temperamento do seu cachorro já seja muito violento, o ideal é não ter outro cachorro.
  • Jamais force a relação entre cachorro e novo filhote, deixe que eles se apresentem e interajam sozinhos. Não fique colocando eles próximos ou esfregando um no outro pois isso só gerará estresse e incômodo em ambas as partes. A natureza haje por conta própria e você jamais deve interferir, apenas monitorar e evitar acidentes.
  • Dê atenção igual para ambos, eu sei que o filhote é adorável e agora você só quer esmaga-lo, porém o cachorro adulto pode desenvolver um forte ciumes e isso não é facilmente reversível. Evite magoar os sentimentos do seu companheiro de tanto tempo, ta bom?
  • Coloque os comedores separados em áreas diferentes e se um cachorro terminar primeiro, não permita que ele tente comer a comida do outro para evitar confusão.
  • Quando estiverem brincando e se comportando, premie-os com petiscos e carinhos, sempre agindo igual para os dois.

Lembre-se de ter muita paciência e jamais apressar as coisas, amizade leva tempo para ser construída. Se você já teve a experiência de dividir apartamento com alguém que não conhecia tão bem certamente sabe como seu cachorro se sente.

Tome muito cuidado com esta adaptação e haja com muito amor para que dê tudo certo!