Caneca para Presente

Você percebeu que seu cachorro está com pequenas bolinhas pelo corpo que parecem acnes? Será que é possível que cachorro tenha acne? Quais são as causas? Tudo isso iremos contar para você hoje. Vale ressaltar que este é um artigo informativo, se seu cachorro estiver com este problema é muito importante que você consulte seu veterinário e busque pelo tratamento adequado.

Sim! Cachorro pode ter acne e as causas são as mais diversas. Ela pode aparecer em qualquer parte da pele e pode ser ocasional ou permanente. É muito importante que você aprenda tudo sobre o problema para buscar ajuda e claro, pelo tratamento adequado.

Locais onde a acne pode se manifestar

No queixo

Caso você tenha observado a formação de acnes no queixo do seu cachorro filhote, fique atento porque ele pode estar sofrendo de acne canina. As espinhas dos cães são semelhantes as nossas e também podem sair pus e causarem dor ao encostar.

Este tipo de acne ocorre devido a obstrução dos folículos pilosos e algumas raças como boxer e bulldog possuem mais tendência a desenvolve-la. Para tratar, seu veterinário irá receitar banhos frequentes com produtos específicos para fazer a limpeza. Caso o problema seja sério e esteja se espalhando, é normal que ele receite também antibióticos. Quando seu cachorro crescer e atingir a maturidade sexual, certamente as acnes começarão a desaparecer.

Cachorro pode ter acne? Quais as causas? 3

Acne nas patinhas

Existe uma doença chamada pododermatite que causa a formação de espinhas nas patas e possui diversas causas que vão desde machucados a alergias, parasitas ou fungos. Inclusive, caso você não monitore e controle a situação rapidamente, pode ocorrer infecções bacterianas que transformam a doença em pioderma interdigital.

Esta irá causar o inchaço da pata e terá inúmeras espinhas com secreção, podendo fazer o cachorro mancar. É muito importante que seja feita a avaliação da patinha no veterinário para determinar um tratamento rápido e eficaz para evitar o sofrimento do seu amigão.

No ânus

Sim, é possível e bastante incômodo. Este tipo de acne surge devido a infecções nas glândulas anais, pólipos ou ainda tumores que se originam na região. Você irá perceber que a área terá pequenas protuberâncias de tamanhos diferentes que podem crescer, ulcerar e liberar secreções. É muito importante não demorar para visitar o veterinário pois só ele pode dizer a razão exata e receitar o melhor tratamento.

Causas comuns

Parasitas externos

Se as acnes aparecerem espalhadas pelo corpo e não tiverem relação com os locais mencionados acima, pode ser que tenham ocorrido devido a parasitas como carrapatos e pulgas. Os carrapatos para se alimentar precisam introduzir sua cabeça dentro do corpo do cão, quando retirados às vezes suas cabeças acabam ficando sob a pele e causando uma espinha avermelhada ou um abcesso no local. Se ele tiver espinhas na orelha, pescoço ou entre os dedos, certamente esta é a razão. Caso haja pus, é muito importante que você leve seu amigo ao veterinário rapidamente para tratar pois houve uma infecção. Além disso, a prevenção é a melhor escolha, por isso use produtos antiparasitários regularmente.

As pulgas também são culpadas já que picam e sugam o sangue do cachorro. No local da picada podem ocorrer alergias que causam espinhas, elas costumam aparecer na região lombossacral, perineal, abdominal, posterior das patas traseiras e também nos músculos em geral. É normal que o pelo comece a cair na área devido a coceira intensa que causa e é preciso ser tratado, do contrário a pele pode engrossar e escurecer. Mais uma vez, lembre-se sempre de seguir um programa anti-parasitas regularmente para evitar que este tipo de incômodo ocorra.

Cachorro pode ter acne? Quais as causas? 4

Dermatite de contato

Se você identificar inúmeras espinhas em áreas que possuem pouco pelo, é provável que tenha acontecido uma irritação na pele devido ao contato com alguma substância a qual seu cachorro é sensível. Se você achar espinhas nos testículos, provavelmente algo no solo causou a alergia, já no focinho pode ocorrer devido ao contato com os potes de ração feitos de plástico. Tudo depende da área afetada e cada uma possui um tratamento diferente. É importante descobrir o agente irritante para conseguir evita-lo corretamente.

Acne em todo o corpo

Quando não ocorre em um local específico, é muito importante que você investigue o mais rápido possível. Isso porque a acne pode ser sinal de abcessos e parasitas como dissemos acima, mas também pode ser decorrente a cistos e tumores. Um câncer descoberto nos estágios iniciais possui uma chance de cura muito maior do que em estágios finais, por isso é sempre importante você estar de olho no seu cachorrinho. Prevenção e tratamento rápido são as duas chaves para uma vida longa e saudável. As espinhas também podem ocorrer devido a foliculite ou transtorno secundário de outras doenças como sarna, hipotiroidismo e alergias.

Fique sempre alerta, a saúde do seu cãozinho agradece!

Caneca para Presente