O Fox Paulistinha, também conhecido como Terrier Brasileiro, é um orgulho nacional. Isso porque sua história começou aqui, nas nossas terras tupiniquins, sendo ela a segunda raça de cães brasileiros que foi reconhecida oficialmente. Vamos conhecer mais sobre este carinha adorável?

O Terrier Brasileiro possui características físicas proporcionais, tem porte pequeno com altura entre 35-45 cm, pesa de 3-10 kg, vive de 12-14 anos e precisa de muita, muita atividade física. É um carinha vigilante, o que o torna ideal para pessoas que possuem casa. Gosta de clima moderado, é inteligente e ativo e possui pelo curto, fino e liso.

Origem

Sua origem é um tanto polêmica, alguns costumam dizer que ele é descendente dos Fox Terrier de pelo liso que vieram da Europa para o Brasil e cruzados em fazendas brasileiras – esta é a história oficial da raça. Entretanto, outros pesquisadores afirmam que na verdade o ancestral desta raça seria o Jack Russell Terrier. Entretanto, independente do ancestral direto, esta é uma raça muito popular aqui no Brasil tanto como cão de caça, de guarda ou ainda como cão de companhia mesmo.

Personalidade do Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha é conhecido por ser um cachorro muito curioso, inteligente, vivaz, alegre e bastante independente. Ele está sempre alerta e nenhum barulho ou movimento escapa de sua apurada audição. Porém, quando não está prestando atenção em tudo, gosta muito de brincar mesmo quando não é filhote. O fox paulistinha é apaixonado por seus tutores e sua família, entretanto não gosta de estranhos e pode desenvolver um comportamento agressivo.

Por isso é importante que você o socialize corretamente desde pequenino para evitar um comportamento desagradável com visitas. Ele também costuma não gostar de outros cachorros ou animais, sendo bastante agressivo quando não socializado corretamente. Ele não é recomendável para famílias que possuam animais pequenos porque seus instintos de caça são muito fortes. Caso você queira o ter junto com mais cachorros, o ideal é adota-lo por último para que se adapte com a companhia enquanto cresce.

Fox Paulistinha: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 3

Cuidados importantes

Antes de decidir ter um cachorro é importante saber quais serão os cuidados necessários para poder se preparar para eles. O Fox Paulistinha possui o pelo curto, o que significa que é bem fácil de cuidar e exige apenas uma ou duas escovações por semana e banho apenas quando estiver sujinho. Porém, ele precisa de muito, muito exercício e isso pode ser um problema caso você seja sedentário. Ele precisa de passeios diários, pelo menos dois por dia, e também de jogos intensos e adestramento. Não é ideal para apartamentos devido a esta grande necessidade.

Ele também é bastante independente e não precisa ter companhia o tempo todo, entretanto ele não gosta de ficar longos períodos sozinho e pode desenvolver um comportamento destrutivo quando não há ninguém em casa. O ideal para seu temperamento e que você viva em uma casa com um bom jardim onde ele possa correr, porém é importante que ele tenha acesso a casa e a família sempre para trocar carícias e brincadeiras.

Saúde

Esta não é uma raça frágil e não possui tendência a doenças em particular. Porém, é muito importante que você siga o calendário de vacinação e desparasitação como em qualquer outro cachorro, além disso é preciso visitar o veterinário pelo menos 2 vezes ao ano para fazer uma revisão geral e descobrir se está tudo bem com ele. Esse companheirinho não costuma dar muito trabalho, cumprindo sua necessidade de exercícios físicos regulares de resto ele é bem fácil de cuidar.

Fox Paulistinha: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 4

Educação do Fox Paulistinha

Esta raça é muito inteligente e aprende com muita facilidade, o que pode ser algo positivo ou negativo. Isso porque aprendem tanto os comandos quanto os maus comportamentos rapidamente e por isso é muito importante o adestramento desde pequeno. Entretanto, não é qualquer adestrador que consegue doma-lo, é preciso que use o adestramento com clicker ou outros reforços positivos para conseguir sua atenção, jamais tentando leva-lo na força.

Dentre seus comportamentos negativos mais comuns estão latir o tempo todo, cavar o jardim, destruir objetos e agredir outros animais. Quando fica aborrecido, costuma se tornar um verdadeiro cão destruidor e por isso você precisa estar sempre alerta, disponibilizar muitos brinquedos e não deixa-lo sozinho por longos períodos.

Vale ressaltar que estes não são problemas e que ele é com certeza um excelente pet. Porém, você precisa estar informado e lhe proporcionar suas necessidades básicas. Caso consiga, ele irá com certeza retribuir com todo seu amor. É importante saber que este não é um cachorro que conviva bem com crianças já que pode reagir negativamente – com rosnados e mordidas – a puxões nas orelhas e no rabo. Por isso, ensine seus filhos a respeitar os animais desde pequenos.

Você sabia de tudo isso? Comente!