Se você for um tutor de cachorro responsável, certamente já sabe destas informações. Entretanto, é sempre bom reforça-las para evitar que seus cachorros sofram. Até porque muitos de vocês – nossos queridos leitores – são tutores de primeira viagem e é normal que desejem estar preparados em toda a ocasião. A melhor dica que posso dar a vocês é que imprimam esta lista ou a armazene nos seus celulares para que jamais cometam estes erros – muitos deles podem ser fatais! Lembrem-se sempre que seus cachorros dependem exclusivamente de vocês.

1. Não deixe seu cachorro sozinho por longos períodos

É muito importante que você jamais deixe seu cachorro sozinho por muito tempo, sendo 8 horas seguidas o máximo! Cachorros são seres extremamente sociais e ao ficarem sozinhos, desenvolvem ansiedade, estresse e depressão. Também é comum que fiquem entediados e destruam toda sua casa, então para evitar este tipo de problema, nunca o deixe sozinho por longos períodos. Além disso, é muito importante enriquecer seu ambiente com brinquedos e objetos que distraiam sua atenção, assim melhorando seu bem estar.

5 coisas que você não pode fazer com seu cachorro 3

2. Nunca bata no seu cachorro

Castigos físicos definitivamente não funcionam com cachorros. Isso porque aumentam demais os níveis de estresse, provocam falta de atenção e ainda prejudicam o vínculo entre tutor e cachorro. Cães não aprendem na base da violência e jamais um tapa irá ajuda-lo a treinar algum comando ou a fazer suas necessidades no local correto, por exemplo. O reforço positivo é muito, muito mais vantajoso. Ele melhora o relacionamento de vocês, deixa o cachorro feliz e o faz compreender que ao realizar a atividade que você deseja, terá um grande benefício.

Leia também: Por que cachorro fica no sol?

3. Não deixe seu cachorro no carro sozinho

Passeios de carro são realmente divertidos tanto para o tutor quanto para o cachorro. Entretanto, é preciso que você tenha em mente que seu cachorro jamais pode ficar sozinho no carro – em nenhuma hipótese e nem por um segundo. Isso porque o interior dos carros é muito quente e alcança altas temperaturas rapidamente. Isso pode acabar causando insolação no seu cachorro e dependendo do período de exposição, pode até mesmo causar o óbito do seu amigo de quatro patas. Por isso, nunca leve-o junto caso deseje fazer compras no supermercado ou se você acredita que pode acabar esquecendo-o no banco de traz. Isso é realmente muito perigoso!

5 coisas que você não pode fazer com seu cachorro 4

4. Nunca fume perto de cães

Se você é fumante, é preciso entender que o resto do mundo não é. Ou seja, sempre que for acender um cigarro certifique-se que não há nenhum cachorro, gato ou criança por perto. Isso porque o tabaco é capaz de afetar negativamente a saúde dos animais causando irritação, câncer nos pulmões, doenças respiratórias, sinusite crônica e até mesmo alterações cardiovasculares. Se você é fumante, o vício é seu e é com a sua vida que você está brincando. Jamais brinque com a vida do seu filho peludo também, respeite o direito dele de respirar ar puro.

5. Não o alimente com restos de comida

Em muitas casas é costume juntar os ossinhos para que o cachorro coma, porém isto é um hábito nada saudável para eles que precisa – muito – ser evitado. Isso porque apesar de cachorros serem carnívoros e adorarem um bom pedaço de carne, o sal é um grande vilão. A tolerância ao sódio nos cães é muito menor do que a nossa e o consumo exagerado pode causar problemas nos rins, hipertensão e no final, acabar deixando o cachorro muito adoecido.

O mesmo serve para restos de comida em geral. Em nossos alimentos utilizamos alho, cebola, pimenta e diversos outros temperos. Todos estes que mencionei são extremamente tóxicos para os cachorros e podem causar grandes problemas à saúde dele. Não há nada de errado em você cozinhar para ele alimentos específicos e indicados por veterinários, porém dar a comida que sobrou no seu prato não fará nada bem.

Leia também: Você sabe por que os cachorros comem grama?

Essas são algumas informações importantes que você jamais deve esquecer. Cachorros são seres vivos e exigem muito cuidado, zelo e carinho. Afinal, eles estão sob a sua tutela e dependem única e exclusivamente de você. Eles comerão o que você der, dormirão onde você decidir e ficarão com você sempre que você desejar. Por isso, lembre-se sempre de alimenta-lo com a melhor ração, de dar-lhe a melhor cama para dormir (se for a sua, melhor ainda! Hehe) e de dedicar algum tempo diário a ele para que sua relação se fortaleça e ele fique cada dia mais feliz e contente com a vida que leva.

Você conhecia todas estas informações? Sabia da importância de zelar por seus cães a todo momento? Comente!