Canecas para Presente

O pastor australiano é um cachorro muito bonito de porte médio que chama a atenção por onde quer que passe. É um cachorro ágil e inteligente, trabalhando muito bem como pastor e sendo um cachorro um tanto difícil de lidar caso você não possua espaço suficiente. Ficou curioso? Vamos então conhecer suas informações mais importantes!

Origem

Prepare-se para ficar chocado! Apesar do nome, a origem do pastor australiano não tem nenhuma relação com a Austrália, tendo sido desenvolvida nos Estados Unidos e possuindo origem espanhola. Acontece que alguns imigrandes bascos acabaram se mudando para a Austrália onde tentaram a sorte criando ovelhas. É claro que ao levar suas ovelhas, também foi necessário levar seus cachorros pastores e por isso, o pastor australiano acabou dando as caras por lá. Depois, após 1800 os mesmos imigrantes decidiram ir embora e agora viver na América, mais uma vez levando consigo seus rebanhos e cachorros. Lá, ao se estabelecerem, acabaram chamando seus cachorros de pastor australiano já que seu último destino teria sido a Austrália.

Não demorou para que a raça demonstrasse todo seu talento orientando não apenas ovelhas como também diversos tipos de gado, isso fez com que se tornasse o cachorro favorito de inúmeros pastores e agricultores na América do Norte. Então, depois da Segunda Guerra Mundial sua popularidade aumento ainda mais, sendo hoje muito presente em diversas partes dos Estados Unidos e também países europeus. São muito inteligente e ágeis, se destacando no freestyle canino e também no pastoreio.

Pastor Australiano

Personalidade do pastor australiano

Como já dissemos, o pastor australiano é um excelente pastor, possui um temperamento seguro e muita energia. São bastante parecidos com os Border Collies e possuem grande instinto de guardião, isso além de serem muito curiosos e inteligentes. Possuem fortes tendências para desenvolver o trabalho como cão de guarda, porém também sabem ser leais e amigáveis ao seu tutor.

Não gostam de outras pessoas, se mantendo reservados, entretanto não são briguentos ou agressivos. Se dão muito bem tanto com outros cachorros quanto com animais diversos desde que sejam socializados corretamente quando filhotes. Caso você não deseje tê-lo como um cachorro de pastoreio, é importante que convivam desde filhotes com a família e também com outros animais, assim evitando uma personalidade briguenta ou medrosa.

Como são muito inteligentes, podem ser facilmente treinados. Porém, devido a sua grande quantidade de energia, pode ser difícil que você consiga mantê-lo tranquilo e calmo, por isso a melhor forma de treina-lo é através do Clicker devido a seu grande estímulo mental. É importante que você não o deixe sozinho por muito tempo já que acaba desenvolvendo comportamento bastante destrutivo, o mesmo ocorre quando não há estímulo físico ou mental. Por isso é tão importante realizar treinamentos e fazer longas caminhadas diariamente.

Cuidados importantes

Seu pelo é bastante fácil de cuidar e exige apenas duas escovações por semana. Entretanto, é bom que você sabia que ele naturalmente perde muito pelo e por isso não é indicado dar banhos com muita frequência, fazendo-os apenas quando houver necessidade. Eles também precisam de companhia e grande quantidade de exercícios, assim não sendo aptos a viver em apartamentos. Logo, é preciso que você tenha uma casa com grandes jardins onde ele possa correr, porém com acesso direto ao interior da construção já que o pastor australiano é muito social e não pode ficar sozinho – ele não é indicado como cachorro de jardim.

Leia também: Pastor Alemão: 5 incríveis curiosidades sobre a raça

Pastor Australiano: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Devido a sua grande inteligência é muito importante que você estimule-o mentalmente com frequência através de jogos e brincadeiras, treinamentos e adestramentos. Eles precisam se sentir úteis dentro da dinâmica da casa para poderem não ficar estressados, ansiosos e depressivos. É um cachorro muito nobre e precisa de muito cuidado, então tenha isso em mente antes de tomar sua decisão.

Características gerais

O pastor australiano teve sua origem na Espanha e Estados Unidos, são de porte grande e possuem muitos músculos proporcionais ao seu tamanho. Eles medem de 55 a 70 cm de altura, possuem de 25 a 45 kg, vivem de 12 a 14 anos e precisam de MUITA atividade física. São ideias para pessoas que gostam de esportes e ar livre, que possuem uma casa ou a necessidade de ter um cachorro de pastoreio.

Possui um caráter equilibrado e dócil, ativo e inteligente. Prefere o clima moderado e possui pelagem comprida e lisa, fina e oleosa. Seu pelo também pode possuir textura reta ou ondulada e sua camada interna varia de acordo com as diferenças climáticas. Dentre suas cores encontramos azul, preto, vermelho e branco.

Gostou das informações? Não esqueça de deixar seu comentário!

Canecas para Presente