Já percebeu que seu cachorro é capaz de dormir MUITO? Você olha para ele, ele está dormindo. Então você sai, passeia, toma sorvete e quanto volta, 3 horas depois, ele continua dormindo. Depois, dorme a noite inteirinha com você… Por que cachorro dorme tanto, afinal? É o que hoje iremos descobrir!

Só para você ter uma ideia, enquanto nós dormimos de 7 a 9 horas por dia, um cachorro é capaz de dormir em média de 12 a 14 horas a cada 24 horas, o que significa dizer que eles passam pelo menos metade do dia dormindo! Entretanto, é importante mencionar que eles não são como nós, ou seja, não dormem todas as horas de uma só vez, mas sim vão tirando cochilos e acordando ao longo de todo o dia. Este comportamento os torna ‘dormentes sociais’ devido a sua capacidade de ajustar seu sono de acordo com o ambiente. Ou seja, ele irá dormir um pouco enquanto você dorme, um pouco quando você estiver no trabalho e assim, ficar desperto sempre que você estiver em casa para brincar com ele.

Leia também: Por que meu cachorro arranha o chão na hora de dormir?

dorme

Mas e os filhotes e idosos?

Sim, eles conseguem dormir ainda mais do que o cachorro adulto. Isso porque os filhotes trabalham duro para crescer e por isso, precisam dormir muito. Como eles crescem em uma imensa velocidade, precisam recuperar toda a energia gasta e isso resulta em quase 20 horas de sono por dia! Porém, da mesma forma que o adulto, ele não dorme as 20 horas em sequência, na verdade são grandes profissionais do cochilo e sempre que veem uma oportunidade, já estão fechando os olhinhos e migrando para a terra do sono. Uma informação interessante é que eles não costumam dormir a noite toda, isso porque ainda precisam se habituar ao ambiente. É por isso que ele acorda você chorando durante a madrugada toda a noite.

Já os cachorros idosos possuem uma maior necessidade de sono devido a seu metabolismo que não é mais o mesmo. Assim como os seres humanos, os cachorros também ficam mais lentos e por isso precisam descansar mais para poder recuperar sua energia. Além disso, este pode ser um sistema de alguma doença ou também devido a dor sentida pela artrite, por exemplo. Por isso é tão importante que as consultas ao veterinário sejam regulares, para que você sempre saiba o que seu cachorro está sentindo e assim, poder ajuda-lo.

Sono varia por raça

Até agora falamos de acordo com as médias gerais, entretanto existem raças que possuem uma necessidade maior de sono do que outras. Além disso, o porte também influencia e isso você consegue observar bem, cachorros pequenos em geral dormem muito menos do que cachorros de grande porte, isso devido ao fato de se cansarem mais rapidamente devido ao peso que carregam. Porém, na competição existem raças que não estão nem ai para esta regra e que são simplesmente muito sonolentas. Dentre elas estão:

Bulldog
Beagle
Labrador
Pug
Pastor Alemão
Golden Retriever

Por que cachorro dorme tanto, afinal? 2

Outra informação curiosa é que cachorros de serviço precisam ficar alertas e acordados durante todo o dia, afinal precisam estar à disposição durante seu turno sempre que necessário. Por isso, é normal que eles durmam grande parte do seu sono durante a noite, assim não podendo ter grandes cochilos durante o dia como os demais.

Meu cachorro está dormindo demais, há algo errado?

É de suma importância que você conheça os hábitos do seu cachorro para poder verificar que algo está errado rapidamente. O mesmo vale para as horas de sono, sempre monitore se seu cachorro está dormindo o mesmo de sempre  e caso hajam alterações, busque por seu veterinário de confiança.

Isso porque um cachorro que dorme muito pode estar desenvolvendo algumas doenças como diabetes, hipertireoidismo e diversas outras. Além disso, existem fatores ambientais que podem estar causando este sono em excesso como a estresse, ansiedade ou depressão. Outros sintomas de que algo está errado são a desorientação, dificuldade em se concentrar e é claro, dormir muito mais ou muito menos do que o normal.

Resumo

Cachorros são realmente carinhas muito sonolentos, adoram dormir e tiram boas sonecas ao longo do dia. Não dormem horas seguidas e na fase adulta precisam em média de 12 a 14 horas de sono. Eles também se acostumam com o ambiente, assim definindo suas horas de descanso quando você está dormindo ou quando não está em casa, assim podendo estar desperto na hora de aproveitar seu tempo com você.

Além disso, filhotes e idosos dormem muito também. Os filhotes podem dormir até 20 horas em um dia devido a grande quantidade de energia que gastam para crescer, já os cães idosos dormem também muitas horas devido a seu metabolismo lento e também a doenças que podem surgir com a idade. Caso algo esteja errado e os hábitos do seu cachorro tenham mudado, consulte um veterinário o mais rápido possível para diagnosticar o problema e poder trata-lo.

Você conhecia essas informações? Comente!