Como bem sabemos, os cachorros do sexo masculino costumam levantar a pata para fazer xixi. Porém, não sei se você já percebeu, mas filhotes não fazem isso… O que gera a pergunta: Quando o cachorro começa a levantar a pata para urinar? É o que iremos descobrir nesta matéria!

Por que os cachorros fazem isso?

Para entendermos a situação primeiro precisamos descobrir o porquê das coisas. O cachorro levanta a pata para urinar por um motivo simples: marcação de território. A urina não serve apenas para limpeza do organismo, ela também é um poderoso delimitador de território e é para isso que os cachorros levantam a pata, para auxiliar na marcação do seu espaço.

Isso acontece após o cachorro atingir a puberdade e começar a ter hormônios sexuais em seu corpo que modificação seu comportamento, fazendo com que agora ele erga a patinha ao invés de fazer xixi sentado. Afinal, a delimitação do espaço serve tanto para deixar os outros machos longe quanto atrair fêmeas.

Leia também: Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

levantar a pata

Em qual idade o cachorro começa a levantar a pata para urinar?

Tudo depende do seu porte, isso porque os cachorros atingem a puberdade em idades diferentes que variam de acordo com seu tamanho. Pesquisas afirmam que o porte interfere diretamente no ritmo de desenvolvimento dos cachorros, fazendo com que os de porte pequeno amadureçam muito mais rápido dos que possuem porte grande. Veja a relação a seguir da idade para começar a erguer a patinha:

Cachorros de porte pequeno: 6/8 meses
De porte médio: 7/9 meses
De porte grande: 8/10 meses
De porte gigante: 8/14 meses.

Para que serve marcar território

Marcar território serve para traçar um tipo de linha invisível delimitada pela urina, fezes e demais substâncias que possuam o odor característico do cachorro, assim compondo sua linguagem. Estes cheiros ajudam o cão a se orientar no espaço, a identificar outros indivíduos e seu status e também proporciona a comunicação sexual entre fêmeas e machos em cada território. Levantar a patinha auxilia o cachorro na hora de marcar território e também é a forma que ele usa para ‘invadir’ diante de outro macho da zona. Uma curiosidade interessante é que os cachorros costumam se esforçar para fazer seu xixi em alturas maiores para parecer que são mais altos.

Como as fêmeas fazem xixi?

Como já deve ter observado, as fêmeas não costumam levantar a pata e continuam fazendo xixi da mesma forma como faziam quando filhotes. Enquanto o macho urina em superfícies verticais e sempre em alturas maiores do que seu porte, fazendo um pouco de xixi de cada vez, as fêmeas fazem apenas dois ou três xixis ao longo do passeio e eles não tem o objetivo de marcar território.

Porém, caso você possua uma fêmea em casa que gosta de levantar a patinha, fique tranquilo pois não há nada de errado. Isso acontece devido a alguma experiência que ela tenha tido quando filhote e esse comportamento provavelmente acabou sendo aprendido e reforçado. Também pode ocorrer devido a algum desequilíbrio hormonal, porém não indica nenhum problema de saúde.

Quando o cachorro começa a levantar a pata para urinar? 2

Meu cachorro não levanta a pata, devo me preocupar?

Existem algumas razões para que seu cachorro não tenha este comportamento esperado. Talvez ele ainda seja jovem e precise de mais tempo por simplesmente ainda não ter atingido a puberdade. Então não, provavelmente você não precisa se preocupar. Além disso, cachorros castrados tendem a não ser territorialistas já que não possuem os hormônios necessários para desejar ter atividades sexuais, por isso é normal que eles não levantem a pata para urinar.

Uma curiosidade interessante é que às vezes alguns cachorros levantam as patas dianteiras para fazer xixi, isso ocorre simplesmente porque ele está experimentando maneiras de atingir seus objetivos da melhor forma possível. É importante que você não interfira pois descobrir sua própria anatomia é muito bom para o seu desenvolvimento pessoal, por isso deixe que ele descubra sozinho que levantar as patas traseiras é bem melhor.

Acho que algo está errado, o que devo fazer?

É o que sempre dizemos aqui no blog, se algo está errado o primeiro passo é marcar uma consulta com seu veterinário de confiança. Isso porque não é incomum que cachorros tenham problemas urinários e em qualquer sinal de anormalidade é possível que você consiga ter um diagnostico precoce, assim evitando o sofrimento do seu cachorro. Seu cão pode estar com cistite, infecção urinária ou ter diversas outras complicações sérias. Por isso, certifique-se de leva-lo sempre para consultas periódicas e também em qualquer sinal de problema.

Você conhecia todas essas informações? Comente!