Canecas para Presente

É muito comum que nós, seres humanos, tomemos leite de vaca regularmente e é claro que isso nos faz pensar que os cachorros filhotes também poderiam se beneficiar do alimento. Porém, será que isso e verdade?

Para o ser humano, o leite de vaca é fonte tanto de vitaminas quanto de minerais, auxiliando no fortalecimento dos ossos e também na diminuição do risco de desenvolver doenças. Diante de tantos benefícios, é claro que você deseja compartilha-los com os pequeninos que você já ama. Porém, eu alerto: Não é uma boa ideia.

O leite de vaca é um alimento que gera grandes discussões entre os especialistas e há quem diga que ele não faz bem nem para nós. Muitas pessoas são intolerantes a lactose e isso gera problemas intestinais como gases e também casos de diarreia. O mesmo acontece com os cachorros filhotes e adultos também.

O que ocorre no organismo dos pequeninos

É preciso entender o que acontece no organismo e suas etapas para compreender o mal que o leite de vaca pode fazer. Quando nascem, os cachorros filhotes precisam exclusivamente do leite materna. Apenas ele é capaz de suprir suas carências e é nessa fase que os pequenos produzem a chamada enzima lactase que serve para digerir a lactose.

Quando começa o processo de desmame, a produção de lactase pelo organismo vai diminuindo gradativamente e é durante este período que o filhote começa a se interessar por outros alimentos. Aqui ocorre uma das transições mais importantes da vida de um cachorro já que esta etapa prepara o filhote para a vida adulta.

Leia também: Como sei se devo dar mamadeira para filhote?

leite de vaca

Quando o desmame total ocorre, a produção de enzima lactase é praticamente nula, assim sinalizando que o filhote agora já está preparado para não tomar mais leite. Nunca mais. Por isso digerir a lactose se torna um grande desafio para o organismo, tornando os cachorros intolerantes à lactose quando adultos.

Por isso que ao consumir leite de vaca – ou de qualquer outro mamífero – os cachorros podem desenvolver graves problemas digestivos como diarreias, vômitos e até mesmo alergias graves. Existem algumas exceções que acabam produzindo a lactase mesmo durante a vida adulta, porém caso o seu cachorro não a produza, é importante que você respeite suas necessidades e que faça as alterações alimentares corretamente.

O perigo por trás do leite de vaca

Aqui vem algumas informações importantes que você precisa ter noção para compreender o perigo do leite de vaca. A vaca produz seu leite com apenas um objetivo: alimentar seu filhote. Logo, os nutrientes ali incluídos são criados pelo corpo dela para nutrir as necessidades de um bezerro, não de um ser humano e muito menos de cachorros filhotes.

Se sua cadela mamãe estiver com problemas para produzir leite, é muito importante que você consulte seu veterinário de confiança para descobrir a razão e também para adquirir a fórmula de leite ideal para suprir as necessidades dos filhotinhos. Jamais dê leite de vaca nesta etapa pois ele pode causar graves distúrbios digestivos. O organismo dos pequenos só possui preparação para ingerir o leite materno, produzido por sua mamãe apenas para ele.

Além disso, caso você esteja adotando um filhote, respeite o período correto de desmame. Filhotes prematuros que são desmamados cedo demais possui dificuldades de aprendizagem, socialização e também possuem um sistema imunológico fraco e deficiente. Ou seja, jamais adote um filhotinho que ainda está mamando e acredite que poderá continuar o trabalho que sua mamãe cadela fazia dando leite de vaca.

Nunca dê leite de vaca para filhotes de cachorro 2

Caso isso tenha ocorrido sem que você tivesse conhecimento, é importante que você tente conseguir uma ‘ama-de-leite’ para amamenta-lo da maneira ideal. Você também pode comprar fórmulas prontas de leite feitas especialmente para filhotes. Seu veterinário provavelmente fará a indicação da melhor fórmula para o seu pequenino, por isso lembre-se de consulta-lo antes de fazer qualquer coisa.

Também é importante que ele vá a consulta para saber se está tudo bem com sua saúde, se ele já possui o peso ideal, quantos dias de vida ele já tem para que você possa monitorar o calendário de vacinas… Enfim, existem uma série de informações que são imprescindíveis que você saiba e que apenas um veterinário pode dizer.

Respeite o organismo do seu cachorro

Muitos irão dizer que tudo o que falei aqui é bobagem, mas preciso reafirmar que não é. O organismo dos cachorros possui um funcionamento muito diferente do nosso e independente do que você acredite sobre o leite de vaca, ele é perigoso sim. Então, respeite o organismo do seu cachorro e aja corretamente para evitar que seu cachorro sofra no futuro.

E tenha em mente: leite de vaca jamais!

Canecas para Presente