Sabe quando seu cachorro começa a choramingar e você não faz a mínima ideia do porquê? Eu sei como isso pode ser enlouquecedor, principalmente quando simplesmente não sabemos a razão. Por isso hoje você finalmente vai entender porque os cachorros choram. Vamos lá?

O primeiro passo é relembrar que cachorros não falam como nós, logo eles choram para se comunicar conosco. Assim, eles conseguem fazer com que prestemos atenção nele para solucionar algum problema que esteja acontecendo. Logo, um cachorro chora justamente para pedir ajuda, por isso sempre que ele começar com este comportamento é importante que você inicie sua investigação.

Cachorros choram por tédio

Cachorros ficam entediados com certa facilidade e é possível que o choro quando acompanhado de arranhados no chão ou outros comportamentos como gemidos, inquietude ou farejamento excessivo seja simplesmente tédio. Ao chorar e fazer tudo isso, ele espera que você perceba seu tédio e dê um jeito na situação!

Por isso, caso seu cachorro esteja maluquinho assim, brinque com ele. Leve-o para passear, correr, jogar a bolinha e outras brincadeiras das quais ele goste. Cachorros são animais cheios de energia que senão a gastam, acabam desenvolvendo comportamentos compulsivos, ansiedade e muito estresse.

Leia também: Por que cachorro dorme tanto, afinal?

choram

Se não é tédio a causa, o que pode ser?

O fato é que ele está chorando para te chamar a atenção, logo há algo de errado. Por isso, comece por eliminação tentando perceber o que esta faltando. Ofereça-lhe água primeiro e veja se ele para. Caso não ocorra, talvez ele esteja com fome, então o alimente. Senão resolver, leve-o para um local com grama e observe se ele não irá come-la e vomitar em seguida, cachorros choram quando estão com problemas de estômago que não conseguem resolver sozinhos.

É importante que você também faça uma revisão geral em todo o seu corpo, afinal pode haver algum problema de saúde que esta lhe causando dor. Se for o caso ou você ao menos suspeitar que seja, leve seu cachorro rapidamente ao veterinário. Somente ele será capaz de examinar e fazer exames que diagnostiquem o que está acontecendo.

Leia também: Como escolher a melhor ração para o seu cachorro

Outras causas possíveis

Cachorros também choram quando estão tristes ou preocupados e com medo. Por exemplo, seu cachorro pode sentir muito medo de tempestade e neste caso, toda a vez que acontecer uma tempestade ele sentirá muito medo e chorará até o perigo passado.  Ele também pode ter medo de outros elementos do ambiente e é importante que você tente descobrir qual é a causa do medo para evita-la ao máximo.

Ele também pode estar triste com alguma coisa que aconteceu. Se você o repreendeu ou se ele está se sentindo sozinho e sem atenção, é normal que chore para que você lembre dele  o trate com amor. Ele também pode estar triste caso algum membro da família tenha falecido ou simplesmente ido viajar e é importante que você sane esta saudade de alguma forma. Pode ser através de objetos que este membro usa/usava para que ele sinta o cheiro e assim fique confortável, pode ser através de uma ligação pelo telefone, enfim.

Por último, ele pode estar preocupado. Preocupado com a chegada da tempestade que ele teme, preocupado com algum membro da família que está atrasado para chegar em casa… Ele também pode estar apreensivo por você estar triste ou estressado. Os motivos para a preocupação canina são muitos e todos eles podem causar o choro.

Por que cachorros choram? 2

Como curar a tristeza

É importante que você consiga identificar a causa e por isso é tão importante conhecer bem seu cachorro e também estar sempre de olho nele. Os cães dão sinais quando não estão bem e se comunicam através do corpo. O choro é a consequência final, isso porque ele pode já ter demonstrado de outras formas que está preocupado, triste, entediado, etc. Por isso, observe-o, descubra a causa e então a evite ao máximo.

Lembre-se sempre que cães são seres sensíveis que precisam de atenção, carinho e zelo para poderem viver uma vida feliz e completa ao seu lado. Logo, é seu dever saber o que está acontecendo e remediar a situação o mais rápido possível, combinado?

Não achei a causa, e agora?

Veterinário. Urgente. Cachorros chamais choram senão estão precisando de nada. Eles não fazem isso para importuna-lo e inclusive evitam incomodar quando você está fazendo outras coisas. Logo, se ele esta chorando, é porque está com problemas e precisa de auxílio. Às vezes a causa não é aparente e são necessários exames e analises profissionais do quadro.

Você sabia de tudo isso? Comente!