Recentemente precisei colocar óculos devido a ter astigmatismo e acabei ficando curiosa… Será que cachorros também possuem problemas de visão? Quais serão as patologias que os atingem? É o que hoje iremos descobrir!

Sim, os cachorros possuem olhos bastante delicados e podem sim ter problemas de visão que precisam ser tratados. Devido a sensibilidade, é normal que ocorram irritações e coceiras devido a elementos externos e neste caso você precisa fazer a higienização correta para evitar que o cachorro se machuque coçando. Além disso, existem diversas patologias como catarata, úlcera de córnea e glaucoma, por exemplo.

O curioso é que problemas de visão podem acontecer em qualquer idade e é preciso estar sempre alerta a qualquer alteração. A catarata, por exemplo, é mais comum em idosos, porém pode ocorrer em cachorros adultos e filhotes também. Quando está acontecendo algum problema os sinais logo aparecem, isso porque incômodos oculares são bastante irritantes e logo o cachorro demonstra o estresse com ele.

Leia também: Nunca dê leite de vaca para filhotes de cachorro

problemas de visão

Sintomas para ficar alerta

É importante estar sempre observando para saber se esta tudo indo bem com seu cachorro, quando algum problema de visão começa a aparecer alguns sintomas são comuns, veja a seguir:

  • Excesso de secreção ocular
  • Opacidade dos olhos
  • Vermelhidão na parte branca dos olhos
  • Dor e incômodo
  • Fotofobia (o cão começa a piscar quando está em um ambiente muito iluminado)
  • Coceira dos olhos com as patinhas
  • Coçar os olhos em objetos, sofá, em você…
  • Começar a bater em móveis e paredes ao se locomover
  • Medo de saltar de lugares ou de andar no escuro.

Grupos de risco para problemas de visão

Existem algumas raças e também situações que acabam causando problemas de visão. Cachorros jovens e de grandes olhos como pugs, bulldogs, shih tzus, ilhasas e pequinês em geral são os mais atingidos por problemas de visão, sendo comum o aparecimento de úlceras nas córneas devido a algum trauma. Também é comum que surjam glândulas abaixo da pálpebra, ela é uma pequena bolinha que fica no canto interno do olho e que precisa de um procedimento cirúrgico para resolver.

Nesta cirurgia a glândula é reposicionada, não podendo ser retirada por ser parte do sistema de filme lacrimal. Já cachorros idosos são comumente atingidos pela catarata e os poodles são a raça de maior incidência. Vale ressaltar que qualquer cachorro pode sofrer da catarata senil e é preciso ficar de olho para tratar o mais rápido possível.

Cuidados necessários com problemas de visão

Caso você identifique que está acontecendo algum problema que prejudique a visibilidade do seu cãozinho, fique atento e tome precauções para que ele não se machuque. É importante manter os móveis no mesmo lugar que o cão já conhece para que ele use seus sentidos para evitar as colisões em um espaço já familiar a ele.

Também é importante que você proteja escadas e quinas para que, em caso de batida ou distração, o cachorro não sofra acidentes e se machuque gravemente. Também é importante que você não demore para visitar seu veterinário de confiança pois a maioria das doenças hoje tem cura e quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances.

Cachorros podem ter problemas de visão? 4

Sintomas e tratamentos de cada doença

Catarata

A catarata se manifesta com a opacidade da córnea e os olhos acaba, ficando esbranquiçados, causando dificuldade para enxergar. Existem tratamentos cirúrgicos para isso, porém nem todo tipo de catarata pode ser curado pelo procedimento e dependendo do porte e da idade, aplicar uma anestesia pode ser perigoso. Por isso, é importante que você visite o veterinário no primeiro sinal de esbranquiçamento para ver o que é possível fazer.

Úlceras nas córneas

Este é um problema muito dolorido e faz com que o cachorro sinta fotofobia, tenha secreção ocular e passe o tempo todo tentando coçar e tocar seus olhos. Para o tratamento é possível utilizar colírios e analgésicos, sendo necessária cirurgia apenas em casos mais extremos. Aqui também é muito importante consultar o veterinário rapidamente para impedir que um caso simples avance.

Glaucoma

O glaucoma também é uma doença muito dolorida e demonstra estar ali devido ao inchaço do olho e também devido a uma protusão no globo. Ou seja, parece que ele irá saltar do lugar. Aqui será feito um tratamento clínico com colírios e analgésicos, sendo necessária cirurgia apenas em casos graves.

Fique sempre atento ao seu cachorro observando cada detalhe e no menor sinal de mudança física ou comportamental, corra para o veterinário. Casos cirúrgicos com anestesia são perigosos e quanto mais você conseguir evitar que seu cachorro passe por esta situação, melhor será. A maioria das doenças se diagnosticada rapidamente tem grande chance de cura.

Você sabia de tudo isso? Comente!