Cachorros precisam se exercitar continuamente e infelizmente às vezes não há como leva-lo para passear. Talvez por uma longa temporada de chuvas ou por você estar chegando muito tarde em casa. Porém, isso não é razão para que ele não possa gastar toda sua energia e por isso hoje vamos dar algumas dicas para você exercitar seu cachorro dentro de casa.

Lembre-se que todo cachorro precisa de pelo menos 30 minutos de exercícios diários para gastar suas reservas energéticas e não desenvolver comportamentos compulsivos como lamber as patas, mastigar seus móveis ou latir o tempo todo. Tudo isso é resultado do tédio combinado com a ansiedade. Sabe como terminar com isso? Exercícios!

Sobe e desce, sobe e desce

Se você morar em um lugar com certo espaço e escadas, esta é a brincadeira ideal. Correr e subir escadas é uma forma excelente de exercitar os cães devido a seu grande estímulo muscular. Diferente de uma caminhada ou corrida comum, ao subir as escadas ele gastará muita energia rapidamente.

Você ainda pode tornar a brincadeira mais divertida jogando lá de cima o brinquedo que ele mais gosta. Então, ele irá correr para busca-lo e entregar para você. Faça isso de 5 a 7 vezes e verá que ele já ficará cansadinho. Então dê uma pausa, tomem água e voltem para a brincadeira!

Leia também: Existem brinquedos que não devo dar ao meu cachorro?

exercitar

Nada como estimular a fome

Sabe aquele biscoito ou petisco que seu cachorro simplesmente adora? Esconda-os por toda a casa! Isso mesmo, coloque um embaixo da mesa, outro em cima da sua cama, em cima de algum armário e assim você vai indo. Este exercício fará com que ele passe bastante tempo procurando os biscoitos, assim aguçando seu olfato, o alimentando de forma divertida e fazendo gastar muita energia.

Joga e corre!

Você pode brincar de jogar a bolinha dentro de casa também, só tome cuidado para não agitar demais seu cachorro a ponto dele derrubar tudo o que vir. É importante que você vá para uma área onde não haja risco dele se machucar, se você tiver uma garagem seria perfeito. Assim, ele irá correr, buscar, fortalecer seus laços com você e de quebra gastar energia. Incrível!

Você tem uma esteira em casa? Use-a para exercitar seu cãozinho!

Sim, você pode colocar seu cachorro para caminhar na esteira. Basta coloca-lo em cima e atrair sua atenção com um biscoito. Então, ligue a esteira em uma velocidade bem baixa e vá aumentando devagar conforme julgar necessário. Você pode usar uma coleira para ajuda-lo, porém jamais o deixe amarrado na esteira ou faça esta brincadeira sem supervisão. Também é muito importante consultar seu veterinário de confiança antes para saber se esta é uma boa ideia para o seu cachorro.

Se esconda e o chame

Você pode brincar com ele também! Basta se esconder em algum lugar bem pensado e chama-lo. Cachorros tem a audição e o olfato extremamente aguçados, o que fará ele achar você rapidamente. Esta brincadeira é muito divertida para estreitar seus laços com ele e também para fazê-lo caminhar por toda a casa.

Quem chegar por último é a mulher do padre!

Cachorros adoram agitação e palavras de estímulo, logo você pode começar a correr pela casa o chamando, indo de um lado a outro sem que ele consiga alcançar você. Corra assim pelo tempo que vocês dois aguentarem e depois se jogue no chão e deixe ele fazer festa, lamber você e demonstrar todo seu amor.

Dicas para você exercitar seu cachorro dentro de casa 1

Alguém disse brincar?

A importância de exercitar seu cachorro

Cachorros possuem uma imensa quantidade energética armazenada dentro de si, logo eles precisam extravasa-la diariamente! Cachorros que não praticam exercícios tendem a ficar estressados, nervosos e entediados. Além disso, eles podem acabar desenvolvendo sobrepeso e até mesmo obesidade, o que causa graves doenças ao longo dos anos. Por isso é importante que você o exercite diariamente.

Ao praticar exercícios com ele você estará saindo do sedentarismo, ficando mais próximo do seu cachorro e o ajudando de diversas formas. Ao se exercitar, o cérebro dos cães é estimulado a produzir serotonina: o hormônio da felicidade. Logo, cachorros que fazem exercícios se sentem mais felizes e satisfeitos, assim vivendo com muito mais qualidade.

Entretanto, tudo depende da raça, do porte e da idade do seu cachorro. Por isso é de suma importância que você consulte seu veterinário de confiança para que ele possa definir a quantidade de exercícios correta para cada fase da vida. Filhotes, por exemplo, ainda estão desenvolvendo seu corpinho e por isso corridas não são indicadas. Também é importante que você deixe sua casa própria para cães, cheia de brinquedos, casinhas e caminhas para que ele tenha como se distrair.

Você sabia de tudo isso? Comente!