Canecas para Presente

Muitas pessoas são apaixonadas por melão devido a sua doçura, além disso ela faz muito bem a saúde humana e é inevitável ficar curioso… Será que podemos dar melão para cachorro?

Com o passar dos anos cada vez mais tutores tem apostado em dietas orgânicas e naturais para cachorro, não dando apenas ração como também frutas, verduras, legumes, carnes e etc. É interessante observar que apesar de ter sido carnívoro por muitos séculos, hoje o cachorro é um excelente onívoro e mesmo tendo a maioria dos nutrientes necessários retirados da carne, alguns outros alimentos podem agregar a sua dieta e é o caso do melão. Sim, cachorro pode comer melão! <3

Leia também: Cachorro pode comer batata doce?

melão

Benefícios do melão

O melão é uma fruta rica em Vitamina C, a poderosa vitamina antioxidante capaz de combater radicais livres e também o envelhecimento celular. Ela também é uma forte aliada no fortalecimento do sistema imunológico, assim prevenindo diversas doenças caninas. Seu consumo moderado também possui grandes vantagens para filhotes que estão em fase de crescimento e que precisam de defesas naturais.

Os filhotes são mais vulneráveis e acabam tendo patologias com maior recorrência que podem até mesmo lhe causar a morte. Um cachorro idoso também pode se beneficiar muito do melão devido a sua ação que auxilia a reduzir os sintomas da velhice. Além disso, a fruta ajuda na absorção dos nutrientes de toda sua dieta, assim evitando a perda de massa muscular que causa a falta de mobilidade e resistência física.

O melão também é uma fruta cheia de água, o que ajuda a manter a hidratação do cachorro. É comum que cães não consumam tanta água quanto deveriam e por isso a fruta ajuda muito neste quesito. A ausência de água no organismo pode causar infecção urinaria, cálculos renais e claro, desidratação. A água do melão também possui poder diurético, assim ajudando a eliminar as toxinas que o corpo não deseja.

Seu alto teor de fibras também é um grande aliado para cachorros que sofrem com mal estar no estômago e também prisão de ventre. Esta fruta contribui para um transito no intestino regular e saudável.

Como devo dar o melão para o cachorro?

O primeiro passo é consultar seu veterinário de confiança para descobrir se é seguro dar a fruta para o seu cachorro ou se há algum empecilho. Se liberado, você precisa tomar alguns cuidados. Primeiro, você precisa retirar com cuidado todas as sementes e a casca, também deve retirar boa parte da carne branca que causa dificuldade na digestão. Para evitar esta perda da fruta, escolha sempre mamões bem maduros com a carne verde, alaranjada ou transparente – dependendo do tipo e da região.

Caso seja a primeira vez que você irá fazer isso, lembre-se de dar um pequeno pedaço e então observar as próximas 12 horas. É importante fazer este teste para descobrir se o sistema digestivo do seu cachorro irá aceitar bem a fruta. Caso nada acontecer e ele continuar feliz e ativo, fique tranquilo em dar mais depois deste período. A quantidade da fruta deve ser definida pelo veterinário porque tudo depende de sua idade, peso, tamanho e saúde.

É muito importante que você não dê mais do que 4 ou 5 pedaços por dia e caso deseje misturar a fruta com outras, é importante reduzir esta quantia para evitar o consumo de açúcar em excesso. Uma informação interessante é que como os cachorros adoram melão, você pode usa-lo como reforço positivo. Isso mesmo, ao invés de usar um petisco industrializado, fatie um melão e ofereça sempre que ele obedecer você, assim o adestrando. Além de saboroso, nós sabemos também que ele é muito saudável e com certeza fará muito bem ao corpo do seu cão – melhor do que os petiscos com certeza é.

Posso dar melão para cachorro? 2

Cuidados importantes

O primeiro cuidado importante é a consulta com o veterinário para saber se é seguro dar a fruta e também qual é a melhor quantidade diária. Só ele poderá pesar, medir e examinar seu cachorro para saber se nada de errado irá acontecer caso ele consuma o melão.

Depois disso, é preciso ter disciplina. Se o veterinário disse 3 pedaços a cada 3 dias, siga a prescrição. Açúcares demais no organismo do cachorro pode causar obesidade, diabetes, colesterol alto e diversas outras doenças. Não é por ser uma fruta que não poderá fazer mal.

Na hora de dar a fruta é importante que você tire muito bem toda a casca e todas as sementes para evitar acidentes e intoxicação. A carne branca também deve ser retirada para evitar problemas na digestão. Caso você tenha dúvidas de quais partes são seguras, leve um melão no dia da consulta veterinária e peça para que o profissional te mostre quais são as partes seguras e as não seguras.

Você saiba de tudo isso? Comente!

Canecas para Presente