Já percebeu que seu cachorro às vezes come terra? Isso mesmo, ele vai até seu jardim, faz seu buraquinho e começa a comer como senão houvesse amanhã. Entretanto, você tem ideia do porquê dele fazer isso? Não? Agora terá, meu amigo!

Como no comportamento dos cachorros em geral, este não possui uma grande explicação. Na verdade, existem várias! O problema está em conseguir identificar a verdadeira causa. Veja bem, a terra faz parte da vida dos cães desde o princípio genético da espécie. Os cachorros, apesar de serem considerados carnívoros, também comem diversos outros alimentos para complementar sua dieta – o que os torna onívoros na verdade. Quando viviam livres e selvagens, os cachorros precisavam comer qualquer coisa para conseguir sobreviver e suprir suas necessidades básicas.

Neste período eles precisavam caçar para comer e era preciso desfrutar de todas as partes do animal abatido para garantir que não sentiriam fome tão cedo. Comer tudo significa comer também seu estômago e tudo o que havia lá, não podendo ser seletivos. Foi assim que acabaram desenvolvendo a habilidade oportunista onde era necessário procurar, farejar, caçar e por fim, comer tudo o que fosse necessário.

Leia também: Por que cachorro come grama?

come terra

O cachorro doméstico, é claro, possui ração a sua disposição e não precisa mais caçar para sobreviver. Entretanto, sua raiz investigativa ainda faz parte do seu DNA e por isso, acabam explorando seu jardim. Lá eles sentem cheiro de plantas, frutas, grãos, raízes e muito mais. Logo, uma das razões pode ser simplesmente por estar com fome e próximo da terra. Porém, existem outras possíveis razões, veja:

Cachorro come terra por deficiências minerais

Esta pode ser a razão para seu cachorro preferir a terra do seu jardim. Talvez a ração que você está dando para o seu cachorro não possua muita qualidade e acabe causando deficiências mineias as quais ele sente que precisa suprir. Além disso, cada cachorro possui uma necessidade própria de minerais. Um cão mais ativo, por exemplo, precisa de muitos minerais ao contrário de um cachorro menos ativo.

A deficiência mineral pode ser facilmente diagnosticada pelo veterinário a partir de sintomas e também sabendo qual é a ração que você dá. Para reverter a situação, tudo depende do nível que está a desnutrição. Na maioria das vezes a troca da ração já é suficiente, porém pode ser necessária uma complementação com suplementos minerais.

Por isso, caso seu cachorro esteja comendo terra, é importante que você não demore para leva-lo ao veterinário para averiguar se é mesmo deficiência mineral para então escolher a melhor ração e terminar com este problema.

Cachorro come terra por problema comportamental

Às vezes cachorro come terra devido a problemas comportamentais. Ele pode estar entediado devido a solidão e ausência de brinquedos e objetos que o permitam se distrair. Também pode estar ansioso por não gostar que você saia para trabalhar diariamente (ansiedade por separação) ou apenas com muita energia concentrada sem ter como gasta-la.

Para descobrir se esta é a razão é preciso observar o comportamento completo do cachorro. Se ele estiver lambendo as patas sem parar, roendo tudo o que vê, comendo terra ou grama, latindo ou chorando muito… Tudo isso é sinal de que você está falhando com ele.

Cachorros são seres sociais, precisam de companhia constante, brincadeiras e também de desenvolver laços com seus tutores. Não adianta ter um cachorro apenas para deixar na frente da casa latindo para os estranhos. É preciso sair para passear com ele diariamente, brincar com ele, correr na grama… Tudo isso para que ele se sinta feliz, amado e também para que gaste sua energia.

Por que cachorro come terra? 2

Cachorro come terra porque gostam do sabor

É isso mesmo, meu amigo! Pode ser que ele simplesmente goste do sabor! Afinal, na terra existem inúmeros elementos como adubo, raízes, restos orgânicos de frutas, enfim. Tudo isso deixa um certo sabor na terra e talvez seu cachorro apenas desfrute dele.

Ele também pode estar comendo porque procura algum vegetal em específico que ali um dia foi plantado. Já imaginou como terra onde morangos foram plantados deve ser gostosa? Hehe. Talvez seja esta a razão e neste caso, você pode ficar mais tranquilo.

Como faço para ele parar com isso?

Primeiro você precisa descobrir a razão que o leva a fazer isso. Se for falta de minerais, basta você leva-lo ao veterinário para afirmar e também pedir uma nova ração ideal. Se for devido a ansiedade, tédio ou saudade, basta você brincar com ele. Leve-o para passear, brinque com ele, faça com que gaste toda sua energia diariamente e fortaleça seus laços com ele.

Se for porque ele gosta, aqui você enfrentará um problema maior. Aconselho que busque um profissional para adestra-lo e ensina-lo que não deve comer terra. Ou você também pode tentar fazer isso, porém pode ser uma tarefa um tanto complicada.

Você sabia de todas essas razões? Comente!