Canecas para Presente

O Schnauzer Miniatura é um cachorro adorável que parece estar sempre de bigode. Olhar para ele já dá motivos para sorrir… Ele é pequeno, alegre e muito legal, não possui mais do que 35 centímetros e isso não o impede de ser extremamente corajoso e dinâmico. Dentro da raça Schnauzer existem os miniaturas, padrão e também gigantes. Hoje falaremos sobre o tamanho miniatura.

Origem do Schnauzer Miniatura

Sua história começa em Frankfurt, na Alemanha. Infelizmente, não há um registro exato das cruzas necessárias para originar a raça, porém acredita-se que tenha relação com o affenpinscher e poodle terem sido seus ancestrais. No início ele era utilizado como caçadores de pequenos animais, porém com o tempo – devido a sua aparência adorável – eles acabaram adquirindo a simpatia das casas. Além disso, sua personalidade também conquistou os corações de seus tutores na época.

Personalidade

O Schnauzer Miniatura é um cachorro muito legal e corajoso, ativo e inteligente. Eles costumam aprender com bastante facilidade quando tratados com amor. São muito gentis, corajosos e perseverantes. Eles tem personalidade forte e estão sempre cheirando tudo o que veem.

É importante que a socialização do Schnauzer Miniatura seja feita corretamente para evitar que fiquem possessivos, agressivos ou medrosos. É importante socializa-lo bem com pessoas adultas para evitar que se torne intolerante a visitas e estranhos. O Schnauzer Miniatura pode se tornar um baixinho implicante quando não socializado corretamente.

Leia também: Pinscher miniatura: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Schnauzer Miniatura

Cuidados necessários

O Schnauzer Miniatura possui uma pelagem média que precisa ser escovada diariamente, já os banhos podem ser dados a cada dois meses quando ele não se suja. É importante que você faça tosas quatro vezes ao ano para que seus pelos não o atrapalhem. A grande vantagem da raça está em não perder muito pelo, o que o faz ser ideal para quem possui alergia.

Eles possuem muita energia, por isso precisam se exercitar diariamente. É preciso leva-lo para passear pelo menos uma vez ao dia além de exercita-lo em casa com brinquedos. Eles também odeiam ficar sozinhos, precisando sempre de companhia para não desenvolver a ansiedade de separação. Quando ansiosos, costumam roer e destruir móveis, sapatos e objetos domésticos.

Apesar de precisar de bastante exercício, esta raça gosta de viver dentro de casa e por isso são ideais para apartamentos. Eles precisam de muita atenção e amor, são muito carinhosos e precisam de retribuição. Logo, você precisa reservar diariamente algum tempo para lhe dar atenção,

Sobre sua saúde, eles são propensos a desenvolver inúmeras doenças, dentre os problemas de saúde mais comuns estão a catarata, atrofia progressiva de retina, diabetes, obesidade, problemas no fígado, pancreatite, sopro cardíaco, doença de von Willebrand, pancreatite, cálculos biliares e alergias.

Eles também tendem a desenvolver alergia e reações às vacinas obrigatórias e por isso você precisa estar sempre atento e fazer acompanhamento veterinário durante os períodos de vacinação. Também é preciso ter cuidado com a desparasitação, utilizando apenas produtos de boa qualidade. É importante também ter cuidado com as desverminação e também dar sempre ração da melhor qualidade.

Schnauzer Miniatura: Saiba mais sobre esta raça de cachorro 2

Adestramento

O Schnauzer Miniatura é um cachorro inteligente e seu treinamento pode ser feito com bastante facilidade. Tudo o que você precisa é faze-lo se sentir bem e se divertir durante as sessões. É preciso utilizar o treinamento no estilo reforço positivo, ele responde muito melhor a este tipo de treino. É muito importante que você faça a socialização precoce e comece o mais cedo possível a apresenta-lo para outros cães, pessoas e animais.

Também é importante fazer treinamento de obediência para que ele possua maior autocontrole e confiança. Os Schnauzer Miniaturas costumam latir bastante e por isso é importante que você esteja preparado para adestra-lo a não fazer isso desde cedo. De resto, eles são bem tranquilos. São carinhosos, inteligentes, gentis e adoram companhia.

Características básicas

O Schnauzer Miniatura é um cachorro rústico e proporcional de porte pequeno que possui de 15 a 35 cm, 3 a 10 kg, vive de 12 a 14 anos e que precisa de uma quantidade média de atividades físicas diárias. Ele é conhecido por ser equilibrado, sociável, ativo, inteligente e carinhoso, sendo o ideal para pessoas que vivem tanto em casas quanto em apartamentos, pessoas idosas e também que possuam alergia. Seu pelo é médio, grosso e duro e ele gosta de climas moderados.

Dentre suas cores, é possível encontra-lo preto puro com pelagem preta interior, preto e prata e também branco puro com pelagem interior branca. Eles possuem duas camadas de pelo, uma interna que possui um pelo denso e uma externa formada por pelos duros e ásperos que ficam juntos ao corpo. Eles se comunicam muito através da cauda e das orelhas, então sempre fique de olho nestas partes do seu corpinho para compreende-lo.

Você conhecia tantas informações? Comente!

Canecas para Presente