Sabe quando seu cachorro toma banho e depois fica super, super animado? Não parece que ele foi colocado na tomada? Então, chegou a hora de descobrir o porquê disso! Vamos lá?

Como tudo na vida dos cães, existem algumas possibilidades para toda ele ficar animado pós-banho e vamos explora-las a seguir:

1. Animado? Seca, seca, seca

Simples assim! Muitas vezes o cachorro dispara correndo e pulando simplesmente porque está tentando se enxugar e também aquecer seu corpo novamente. Logo, nada mais justo do que se esfregar na sua cama, sofá e tapete para acelerar o processo. A temperatura do cachorro em repouso é 3 graus mais alta do que a nossa, oscilando entre 38 °C a 39,2 °C.

Quando eles tomam banho, independente da água estar em uma temperatura agradável ou não, seu corpo ao sair dele acaba se resfriando e demora até que ele consiga restaurar o equilíbrio. Logo, quando fica molhado ele se sente extremamente desconfortável e utiliza do movimento para aquecer seu corpo e se secar também. Doido né?

2. Que cheiro é esse?

Quando tomam banho, os cachorros acabam saindo com um cheiro que não é deles. Afinal, nós adoramos enche-los de xampus e sabonetes cheirosinhos, isso quando não finalizamos o serviço colocando o odiado perfume. O cheiro para os cachorros é algo muito importante, afinal seu olfato é o que os guia. Quando estão cheirando diferente, eles se sentem extremamente desconfortáveis e é normal que desejem disparar correndo simplesmente para transpirar um pouco e voltar a ter seu cheiro original. Nada de ficar animado, só pânico pelo cheiro mesmo… hehe.

Leia também: Como dar banho a seco em cachorro

Por que cachorro fica animado após o banho? 3

Tenha muito cuidado com os aromas que irá escolher para deixar seu cachorro cheiroso. Diversos deles podem causar vários incômodos como tontura, enjoo, náusea e dores de cabeça. Por isso é importante respeitar seu cachorro e seu cheiro natural, sem ficar o enchendo de perfumes e aromas estranhos. Sobre este assunto também é importante cuidar com o amaciante da roupinha que irá vestir nele, com os produtos de limpeza que vê usa na casa, enfim. Com todos os aromas em geral.

3. Corra antes que ele volte!

Muitos cachorros não gostam de tomar banho e alguns deles chegam a odiar a experiência. Além de ficar com um cheiro que não é deles e também passar frio, ter alguém segurando você embaixo d’água não é algo tão agradável não. Então, quando você tira ele do banho há duas opções. Ou ele ficou tão aliviado que quer pular em todos os lugares para demonstrar que está animado por não estar mais naquela situação tão irritante.

Ou ainda ele simplesmente está fugindo! Hehe. Existem cachorros que têm tanto medo de água que podem ficar com medo e até mesmo magoados com seu tutor por algum tempo. Em geral esse sentimento passa rapidamente, entretanto pode ser esta a razão pela qual ele está simplesmente correndo igual um maluquinho. E você ai pensando que ele está animado…

Dicas importantes sobre o banho

Caso você deseje dar banho no seu cachorro em casa, é importante que tome alguns cuidados para evitar acidentes e estresses. Veja a seguir algumas dicas importantes para que este momento seja um sucesso.

  • Sempre escolha produtos especializados para o tipo de pelo para o seu cachorro. Jamais utilize xampus e sabonetes feitos para seres humanos, pois eles possuem químicos mais fortes que podem causar reações alérgicas. Caso seu cãozinho apresente algum tipo de alergia ao xampu que você comprou, suspenda o uso e marque uma consulta no veterinário.
  • Escolha o local adequado para este banho, sendo que cachorros de porte pequeno podem tomar banho em pias menores. Já os de porte grandes devem ser colocados em banheiras (humanas ou próprias para eles). Á água precisa estar morna, do contrário os produtos não fazem efeito. Nunca dê banho com água gelada pois a mesma causa um imenso desconforto. Até mesmo no verão, evite.

Por que cachorro fica animado após o banho? 4

 

  • Escolha horários quentes para dar o banho, entre 11h e 14h para que seu cachorro possa passear no sol e ficar quentinho mais rapidamente depois da sessão limpeza.
  • Nunca esqueça de proteger as orelhas do seu pet com algodão para evitar que entre água. Você também pode aplicar uma pomada oftálmica para evitar irritação nos olhos.
  • Após o banho, não esqueça de seca-lo bem com a toalha na região da virilha, axilas e entre os dedos para evitar que a umidade fique preza, provocando a formação de fungos e cheiros nada agradáveis.
  • Em dias de verão, você pode seca-lo apenas com a toalha. Entretanto, se for necessário dar banho em dias frios é importante utilizar o secador de cabelo para aquele-lo e secar os fios mais rapidamente. Acostume-o desde filhote a tomar banho para evitar que ele tenha medo do secador de cabelo e da água também.