Caneca para Presente

Sempre dizemos aqui no blog o quanto é importante estar sempre monitorando nossos cachorros de perto e em qualquer sinal de mudança ir direto ao veterinário. Entretanto, será que você precisa se preocupar se seu cachorro está comendo muito? Vamos descobrir!

Dependendo, deve sim! Existe um transtorno chamado hiperfagia, polifagia ou simplesmente compulsão alimentar. Ela consiste em um tipo de fome excessiva que causa a compulsão por comer alimentos sólidos exageradamente. Este comportamento costuma estar associado ao estresse, ansiedade, depressão, necessidade de carinho ou até mesmo alterações hormonais. Em geral, cachorros com este comportamento são carentes e precisam de atenção constante.

Em alguns casos o cãozinho com o transtorno como tanto e tão rapidamente que acaba vomitando apos ingerir o alimento. Vale ressaltar que este é um transtorno que acontece principalmente em casas que possuem dois ou mais cachorros e um deles certamente está com ciumes, ansiosos ou inseguro em relação aos demais.

Via de regra, cachorros amam demais comer. Este é um dos momentos mais felizes do seu dia e também é quando seu cérebro produz uma boa quantidade de endorfina – o hormônio do prazer. Cachorros que estão comendo demais podem simplesmente estarem procurando algo para ocupar suas mentes e lhe trazer um pouco de prazer em seu dia. Por isso, é comum que cachorros com este transtorno roubem a comida dos outros animais ou tentem assaltar sua cozinha da forma como conseguirem. Eles também acabam roubando comida da mesa, do lixo e de onde alcançar.

Leia também: Fique atento: 5 alimentos mais tóxicos para cachorro

comendo

Como eu sei que meu cachorro está comendo demais?

É preciso observar seu comportamento ao longo do dia. Você perceberá que ele está agindo diferente, ficando inquieto e ansioso o tempo todo. Mesmo sentado, demonstrará respiração ofegante, parecerá cansado, desenvolverá comportamentos compulsivos como lamber as patinhas e roer os móveis… Tudo isso é sinal de ansiedade.

Além disso, comendo demais irá vomitar, apresentar náuseas e outros sintomas. O mais perceptível é a distensão abdominal que é perceptível ao toque, porém é preciso ter atenção pois dependendo do comprimento do pelo, você não conseguirá ver com facilidade. Caso surja qualquer um destes sintomas, leve seu cãozinho ao veterinário o mais rápido possível antes que este hábito gere consequências graves.

Cachorros que estão comendo demais podem desenvolver a grave síndrome da dilatação vólvulo gástrica, também chamada de torção gástrica. Ela causa literalmente a torção do estômago, assim prendendo os gases e os alimentos dentro do órgão. Caso isso ocorra, o atendimento precisa ser imediato para que seja feita a desobstrução.

A importância do atendimento especializado

Comendo exageradamente e apresentando distensão abdominal visível, é muito importante que você vá rapidamente ao veterinário buscar o tratamento adequado. Por lá serão feitos exames para avaliar o tamanho do estômago, também poderá ser administrado soro e medicamentos para que o cachorro se hidrate e também para ajudar na circulação sanguínea.

Neste período também será acompanhada a frequência cardíaca do cachorro e monitoramento da pulsação. Caso você perceba que seu cachorro comeu demais, jamais force o vômito pois isso pode aumentar a chance do estômago se romper.

Dependendo da situação, o veterinário pode solicitar que seja feita uma anestesia e na sequência, a lavagem estomacal para retirar o alimento. Caso ele tenha ingerido objetos não digestíveis, é importante informar ao veterinário pois pode ser necessário realizar uma cirurgia para remove-lo.

Viu como é importante leva-lo ao veterinário o mais rápido possível? Depois do susto, evite deixa-lo próximo a fontes de alimentos e siga as orientações médicas a respeito da frequência alimentar. Não permita que o cachorro tenha acesso a sua cozinha ou aos locais onde os demais cachorros comem e fique de olho nele. Dê muito amor e carinho, tente descobrir porque ele se sente tão ansioso e assim, solucionar o problema. Muitas vezes, apenas amor e atenção já bastam.

Meu cachorro está comendo muito, devo me preocupar? 2

Como evitar o problema

  • Dê sempre muita atenção a todos os seus filhos peludos da mesma forma.
  • Não deixe seus cachorros sozinhos por muito tempo.
  • Alimente-os sempre duas vezes ao dia com a quantidade determinada pelo veterinário ou fabricante da ração.
  • Nunca deixe ração à vontade.
  • Brinque sempre com todos os seus cachorros.
  • Leve-os para passear e brincar diariamente.
  • Nunca se esqueça que cachorros são seres extremamente sociais que não foram feitos para ficarem sozinhos.
  • Disponibilize muita água.
  • Também sempre deixe uma série de  brinquedos à disposição dos cachorros para que possam se distrair e se divertir quando você não está.
  • Fique atento ao comportamento de todos os seus cães e no sinal de qualquer mudança, visite o veterinário.
  • Os trate com amor.

Você sabia de tudo isso? Comente!

Caneca para Presente