Todo tutor já deve ter ficado curioso a respeito deste fato pelo menos mais de uma vez. Será que os cachorros entendem o que falamos? É o que hoje iremos descobrir. 

Isso não deixa apenas nós curiosos como os estudiosos sobre o comportamento animal também. Cientificamente já foi comprovado que os cães são capazes de compreender nossas intenções através da entonação que a palavra foi dita e recentemente foi afirmado que eles podem também compreender o que dissemos. Isso ocorreu em um estudo realizado pela Escola de Psicologia da Universidade de Sussex, na Inglaterra. Por lá a Dra. Victoria Ratcliffe esteve por trás do estudo e afirmou que:

“Apesar de não podermos dizer quanto ou de que forma os cães entendem as informações da fala humana, podemos afirmar que os cães reagem tanto a informações verbais, quanto a elementos relacionados à pessoa que fala e esses componentes parecem ser processados em regiões distintas do cérebro dos cachorros.”

Leia também: Por que cachorros não gostam de abraço?

falamos

O que diz o estudo?

Segundo os resultados da pesquisa é possível afirmar que as palavras que falamos diretamente para nossos cachorros estão compreendidas não apenas pela forma que são pronunciadas, mas sim pelo seu significado. Se você conversa com seu cachorro já deve ter percebido que eles conseguem responder ao contexto do assunto. Também percebe que eles compreendem nossas emoções ao estarmos conversando com eles e assim, entendem o significado das palavras que formam frases. Tudo isso acontece com certeza complexidade, fazendo com que os cães entendam significado dos nossos discursos por completo.

Ou seja, segundo o estudo é possível afirmar que os cachorros não apenas prestam atenção apenas em nós e em como falamos com eles, mas sim no que falamos para eles. Uma curiosidade interessante é que enquanto nossas palavras são processadas em um hemisfério do cérebro canino, as demais informações são processadas no outro hemisfério. Essa tendência já havia sido antes apontada e comprovada, os cachorros também processam o som emitido pelos outros cães em um hemisfério enquanto o outro processa as informações adicionais sobre aquela comunicação.

Para comprovar que os cachorros conseguem entender o que falamos, os cientistas começaram a se relacionar com os cães pesquisados através de técnicas de adestramento. Eles se utilizaram de diversos comandos variados e observaram as reações que o cão tinha aos sons e as palavras também. Algumas das palavras possuíam sentido e não era utilizado nenhum outro recurso como entonação vocal ou associação. Também eram dados comandos com palavras arbitrárias e desconexas, também sem entonação. Por último, eram formadas sentenças completas com intonação e sem entonação.

Cachorros entendem o que falamos? 2

Quando um pesquisador falava, as informações eram emitidas tanto do lado esquerdo quanto do lado direito do cachorro para estimular ambos os lados do cérebro ao mesmo tempo. Assim, foi possível concluir que a informação que chega a ser ouvida é processada pelo lado oposto do cérebro já que foi observado que eles viram a cabeça lateralmente depois de escutar o comando. Assim foi possível compreender que o ouvido esquerdo era o que captava sons, levando-as ao hemisfério direito. Já durante os comandos, a tendência era que virasse a cabeça para a direita,levando as informações para o lado esquerdo do cérebro.

“O conteúdo que chega a cada ouvido é transmitido principalmente ao hemisfério oposto do cérebro. Se um hemisfério é mais especializado em processar certas informações do som, esses dados devem chegar ao cão através do ouvido oposto.” disse a pesquisadora. “Se propomos um comando que eles estejam acostumados a responder, ou seja, que é familiar para eles, os cães reagem de uma maneira. No entanto, se misturamos as sílabas, formando algo que soe parecido mas não faça sentido, o comando também perderá o sentido para os cachorros fazendo com que eles demonstrem reações diferentes.”

Conclusão

Foi possível concluir que de fato os cachorros conseguem compreender as palavras que dissemos. E não apenas individualmente quanto no contexto de uma frase ou discurso também! Eles entendem tanto a nossa comunicação verbal, enviando para um hemisfério de seu cérebro, quanto a não verbal, que é enviada para o outro hemisfério. Assim, as informações são unidas e compreendidas por inteiro.

“Ao contrário do que se acreditava no passado, cães não prestam atenção apenas em quem somos e em nossas atitudes e como falamos com eles, mas os cachorros também prestam atenção nas palavras que dizemos, portanto, cachorros entendem o que falamos.”

É muito legal saber disso porque todo tutor sabe o quanto é valioso poder conversar com seu amigo peludo, logo saber que ele entende cada palavra sua, cada vez que você disse que ele é lindo e que você o ama é emocionante.

Incrível, não é mesmo?  Comente!